• Compartilhar

Movimento ascendente – economia solidária no Estado do Rio

Notícia
21 outubro 2010
Movimento ascendente – economia solidária no Estado do Rio

A II Jornada do Pólo litorâneo foi realizada na Fazenda Campos Novos, sede da Secretaria de Agricultura, que está em processo de tombamento como Patrimônio Histórico. Charles Darwin se hospedou no local, quando esteve no Brasil.

Sergio Pereira, Assistente Técnico do NEATES, afirma que está positivamente impressionado com a mobilização dos empreendimentos e com o interesse que os gestores públicos dos municípios vem manifestando onde o NEATES tem passado. “Grande parte das lideranças tem mantido a fidelidade e acompanhado as jornadas nos diferentes municípios. Estamos conseguindo manter uma média de 100 pessoas por Jornada, o que é um número muito significativo. O NEATES tem realmente sensibilizado os participantes para a importância de uma nova forma de fazer negócios e de organizar novas alternativas para gerar renda e qualidade de vida”, diz Sergio.

Depois de três meses na estrada, O NEATES já tem resultados concretos:

· Em Campos dos Goytazes já foi criado o Fórum de Economia Solidária, que irá se reunir amanhã na UENF;

· Silva Jardim já tinha um fórum constituído, mas estava isolado do movimento estadual e agora se integra e vai participar das reuniões do Fórum Estadual;

· O Município de Rio das Ostras avalia a criação de um departamento de Economia Solidária na Secretaria de Assistência Social;

· Em Cabo Frio a prefeitura assumiu o compromisso de apoiar a criação do Fórum Municipal.

A Abertura dos trabalhos em Cabo Frio foi realizada com a presença dos Secretários de Agricultura, Carlos Roberto Nogueira , o anfitrião, e da Secretária de Assistência Social, Olívia Madalena Singh de Andrade Sá,  que abriu o evento e convidou a todos pra o café da manhã. Também esteve presente o Coordenador Geral de Indústria, Comércio, Trabalho e Pesca do município, o Sr. Ricardo Valentim de Azevedo.

Parceiros chaves

As prefeituras vêm se constituindo em parceiros fundamentais do NEATES. O projeto inicialmente não previa essa articulação direta com os municípios. No entanto, a equipe gestora do NEATES percebeu que não seria possível criar um projeto sustentável se não houvesse um comprometimento ou apoio inicial dos gestores públicos locais aos empreendimentos solidários.

“Na sua maioria os empreendimentos têm poucos recursos para investir, por exemplo, em transporte ou alimentação, e o movimento de Economia Solidária ainda concentra as atividades, como feiras, encontros, seminários, nas sedes do município ou na capital do estado. O apoio dos gestores públicos viabiliza a participação dos empreendimentos, fornecendo o transporte e auxilio alimentação”, explica Sergio Pereira.

O plano de ação do NEATES não previa, realmente, uma adesão tão positiva dos municípios. Mas, agora, na prática, eles estão sendo parceiros fundamentais, comprometidos em fortalecer o movimento. “Mesmo aqueles que não eram simpáticos ao tema, estão felizes com os resultados e o bom trabalho da equipe”, diz Sergio.