• Compartilhar

Lideranças Comunitárias 2014 aposta na juventude

Notícia
12 junho 2014
Lideranças Comunitárias 2014 aposta na juventude

Com a execução do CIEDS em parceria com a SulAmérica Seguros Previdência e Investimentos, o projeto Lideranças Comunitárias, trouxe para 2014 um redimensionamento da proposta original: apostar na juventude do Complexo do São Carlos. Jovens de 15 a 20 anos serão capacitados e ainda receberão “mentoria” de lideranças ativas locais para desenvolverem projetos e ações em prol das suas comunidades. Com intuito de partilhar e divulgar a proposta foi realizado na terça, 03, o lançamento do projeto com representantes de instituições, associações, empresas e lideranças comunitárias do entorno do Complexo e, com o objetivo de mobilizá-los na captação desses jovens.

De acordo com Adriana Boscovi, superintendente de sustentabilidade empresarial da SulAmérica Seguros, uma das principais propostas do projeto é capacitar, formar, mobilizar e identificar quem são os jovens com maior poder de articulação e representação na comunidade.

“Nosso objetivo é formar líderes jovens que tenham consciência do seu papel dentro da comunidade. Esse projeto terá um olhar mais inovador, pois o jovem carrega essa capacidade de mudança e transformação, o que é ótimo para o desenvolvimento do São Carlos. Acredito que também será possível identificar os desejos e sonhos desses jovens, que tem uma outra visão de futuro”, disse Adriana.

Um jovem morador do Morro da Coroa, que participou do encontro, falou da importância de capacitar líderes jovens para atuarem nas comunidades. “É importante focar esse projeto no jovem, pois nós sabemos as necessidades das comunidades e vai nos ajudar a ter mais voz ativa”, afirmou.

Para Flavia Reis, assessora da região administrativa do Rio Comprido, que participou do encontro, oferecer ferramentas para capacitar jovens para atuarem como líderes comunitários pode abrir novos horizontes para eles.

“Esse projeto vai mostrar para o jovem que ele pode ir muito além do que ele pensa, trabalhando com isso o empoderamento e protagonismo juvenil. Eles são moradores do São Carlos e sabem os tipos de projetos que a comunidade necessita. Além de trazer benefícios para a comunidade eles vão ter como ganho o conhecimento”, comentou Flávia.

Com a execução do CIEDS o projeto capacitou nos últimos dois anos mais de 50 líderes comunitários e em 2014 terá o jovem como foco.