• Compartilhar

Lançamento do Poupança Jovem em Ribeirão das Neves

Notícia
10 dezembro 2003
Lançamento do Poupança Jovem em Ribeirão das Neves

O Poupança Jovem se destina a estudantes do ensino médio da rede pública estadual e vai atender a 50 mil jovens mineiros até 2010. Os jovens contarão com acompanhamento do rendimento escolar, atividades extracurriculares e cursos profissionalizantes. Em contrapartida, o Governo de Minas vai oferecer uma poupança no valor de três mil reais a ser sacada após a conclusão do ensino médio. Para manter-se no programa, o aluno deverá ter freqüência escolar, participação nas atividades complementares e em projetos comunitários.

O CIEDS faz a implantação e gestão do Projeto Piloto, em Ribeirão da Neves, cidade com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que tem altos índices de violência e evasão escolar. O vice-governador Antonio Anastasia, afirmou, na cerimônia de lançamento, que “o programa dará condições aos jovens para que completem o ensino médio e que futuramente tenham trabalho e qualificação. Vamos proporcionar aos jovens oportunidades. Espero que Ribeirão das Neves seja um pólo inovador na transformação da juventude já que o Estado lhes dá as condições para que se sintam cidadãos.”

A coordenação do Poupança Jovem apresentou a estrutura do programa e o projeto Arte e Agito nas Férias, oficina de férias dos alunos realizada em julho. A versão final do programa, com o detalhamento das atividades planejadas para alunos e professores, também foi mostrada. O Poupança Jovem busca a emancipação de jovens de áreas de alta vulnerabilidade, contribuindo para que eles se tornem adultos em melhores condições de se inserir no mercado de trabalho, um voto de confiança na capacidade do jovem ser autor do seu próprio futuro.