• Compartilhar

Moda para gerar incremento à renda, inovação e desenvolvimento sustentável

Notícia
16 março 2020
Moda para gerar incremento à renda, inovação e desenvolvimento sustentável

Em uma manhã especial, contando até com cobertura de canal de televisão local, o Caju Lab inaugurou o laboratório de costura e design que oferece oficinas gratuitas divididas em módulos para apresentar desde conceitos básicos de empreendedorismo, sustentabilidade e design, até técnicas de corte, montagem e costura em máquinas.

O espaço visa desenvolver principalmente nas mulheres a confiança e a capacidade de conduzir negócios na área e se tornarem pontos de referência para outras mulheres da localidade. “Pacajus tem um entorno todo formado por indústrias, muitas delas de base têxtil. Com a nova revolução da indústria da moda, agora tentando se tornar mais consciente e sustentável, surgiu a ideia de apostar em um projeto para formar um empreendimento coletivo com mulheres da região”, contou Emanuelly Oliveira, Consultora Técnica do CIEDS, uma das articuladoras do projeto.  

A partir dos aprendizados será possível realizar a confecção de acessórios com resíduos têxteis provenientes dessas indústrias possibilitando a geração de renda dos participantes envolvidos, além da manutenção das atividades sociais do Caju Lab, que faz parte do complexo do CCMB – Centro Cultural Maloca dos Brilhante. A iniciativa foi viabilizada a partir da parceria com as marcas Famel e Florinda, que doaram as máquinas de costura do laboratório e ficarão responsáveis pelos repasses de retalhos das roupas que produzem.

“A experiência está sendo maravilhosa”, afirmou Bruna Carla, uma das participantes do projeto. “A cada aula um aprendizado novo, sem falar que essa oficina vai trazer muitos benefícios não só para mim, mas também para várias outras mulheres. Ao finalizar, poderemos criar nossos próprios acessórios para comercializar”, disse Bruna lembrando que parte das colegas participantes não possuem renda. “Espero aproveitar ao máximo cada módulo, aprender com cada aula e cada experiência trocada”.


Inaugurado em outubro de 2019, o Caju Lab é o nosso centro de empreendedorismo, tecnologia e inovação, sediado no Pavilhão Francineida Brilhante, no complexo do Centro Cultural Maloca dos Brilhante (CCMB). Ambos de iniciativa do CIEDS para fomentar a cultura e o desenvolvimento local de Pacajus e região, no Ceará.