• Compartilhar

Jovens em Ação em Minas Gerais

Notícia
10 dezembro 2003
Jovens em Ação em Minas Gerais

O Poupança Jovem, do Governo do Estado de Minas Gerais, executado pelo CIEDS, é voltado para jovens de 15 a 21 anos, estudantes do Ensino Médio que a cada ano de aprovação recebem, em Conta Poupança, R$ 1.000,00. Na formatura, eles terão poupado R$ 3.000,00. Ao final dos três anos do Ensino Médio, os jovens resgatam sua poupança e podem aplicar num negócio próprio ou investir na formação. Os jovens podem também associar-se a outros jovens do programa para fazer algum empreendimento, contando com a assistência e orientação do Poupança Jovem.

No município de Ribeirão das Neves, o Programa inscreveu mais de 7 mil jovens, que passam por oficinas de capacitação, arte, cultura, ação comunitária, qualificação profissional, informática. As atividades desenvolvidas na Escola Estadual Cidade dos Meninos estão incluídas no processo de valorização da participação comunitária, com ênfase nas ações protagonizadas pelos alunos.

O que mais surpreendeu a equipe do programa foram as propostas maduras e bem estruturadas apresentadas pelos jovens da regional, que optaram por eventos abertos ao público com temáticas fortes e essenciais para o desenvolvimento cultural da população. Para tornar possível o sucesso de tais eventos a equipe comunitária e pedagógica visitou diversas instituições do município com o intuito de formar parcerias para realização dos eventos: Zoonoses, Fica Vivo, Pastoral da Criança, Projeto Girassol, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Transportes, Copasa e Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Estas parcerias garantiram não só a produção do material informativo utilizado durante os eventos, mas também a capacitação dos alunos para que pudessem abordar os temas com segurança e tranqüilidade.

O primeiro evento ocorreu no dia 27 de maio na E.E. Cidade dos Meninos, quando os alunos do 1°ano, após serem capacitados pela equipe municipal de zoonoses, fizeram uma campanha de conscientização interna, tendo como público alvo os alunos da 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental. Os alunos apresentaram uma peça teatral alertando sobre a dengue, distribuíram panfletos e colaram cartazes informativos na escola.