• Compartilhar

Jovem empreendedor do Ceará expõe projeto em São Paulo

Notícia
10 dezembro 2003
Jovem empreendedor do Ceará expõe projeto em São Paulo

Felipe Rima, com todas as despesas pagas pela Ashoka, levou para o encontro a sua experiência no Projeto VIDA – Visão, Identidade, Determinação e Arte, que foi aprovado para receber financiamento da Ashoka e está em fase de implementação. O projeto VIDA trabalha com 25 jovens da Comunidade da ZAREIA (isso mesmo, “ZAREIA”, que vem de areia) utilizando a cultura Hip Hop e suas diversas modalidades de profissionalização, por meio da arte do grafite, da música e da dança.

Felipe Rima e seu parceiro Mariano passaram pelas oficinas de construção de projeto social oferecidas pelo CIEDS e tiveram a aprovação da ASHOKA, em novembro de 2007. Projeto Geração MudaMundo O CIEDS participa, desde 2006, rede de instituições parceiras do Programa Geração MudaMundo – GMM no Nordeste. A proposta já beneficiou diretamente 80 jovens com 25 empreendimentos sociais juvenis em 3 comunidades diferentes, em Fortaleza e no município de Horizonte.

O CIEDS Ceará foi selecionado pela Ashoka, junto a mais seis organizações, para capacitar jovens empreendedores e grupos juvenis na metodologia de aprendizado adotada pelo Programa Geração MudaMundo, que incentiva a formulação e execução de projetos sociais comunitários. Os jovens passam por uma jornada pedagógica composta por 8 passos até a conclusão do plano de ação. Após concluírem seus projetos os jovens são convidados a apresentarem seus empreendimentos em painel de avaliação.

Os painelistas avaliam se o empreendimento está pronto para ser implementado ou ainda precisa de ajustes. Para os projetos que ainda não estiverem preparados, há uma segunda chance de serem apresentados com as devidas correções. Os projetos aprovados ganham um financiamento semente no valor de R$1.500,00, pago em 2 parcelas.

Numa segunda fase todos os passos dos jovens são acompanhados, principalmente no que se refere à utilização do recurso, que deve ser aplicado conforme o orçamento apresentado no plano de ação. O objetivo é proporcionar uma educação financeira, principalmente na aplicação de recursos destinados ao empreendedorismo social. Já foram realizados 5 painéis de apresentação e os jovens capacitados pelo CIEDS conseguiram aprovar até agora 25 empreendimentos, dentre os quais 10 já estão em pleno funcionamento.