• Compartilhar

Intercâmbio voluntário fortalece protagonismo juvenil

Notícia
4 abril 2022
Intercâmbio voluntário fortalece protagonismo juvenil

Nós prometemos muitas novidades em 2022: e temos! Em meio à feliz notícia de podermos novamente extrapolar o virtual, o CIEDS recebeu nove jovens voluntários para somar ao time. Eles são integrantes do programa Liderança Jovem Fortaleza, uma parceria da Prefeitura de Fortaleza com o Instituto Juventude Inovação e o Instituto Global Attitude. E como o Ceará faz parte da história do CIEDS (conheça aqui nosso Centro Cultural Maloca dos Brilhante, que em 2022 completa 15 anos de história!) ter conosco uma juventude potente que embarca de Fortaleza é mais uma oportunidade de troca de saberes e fortalecimento de redes entre diferentes territórios do Brasil.  

Os jovens de 18 a 29 anos estão ocupando espaços nos escritórios e projetos do Rio de Janeiro e São Paulo. Eles estão alocados em diferentes áreas de atuação da instituição - do empreendedorismo à saúde mental e comunicação institucional, passando pela cultura, assistência social e políticas de proteção à mulher. 

O voluntariado tem como objetivo promover um intercâmbio social para jovens fortalezenses que já são engajados em causas nas suas comunidades na cidade cearense. Dentro do programa, eles passaram por processos formativos e agora, em imersão voluntária, estão inseridos na organização para compartilharem de experiências que geram impacto social e para estabelecerem redes para prosperidade. 

Ana Lívia Maciel, Andreza Vitória, Caio Lucas, Felipe Oliveira, Joana Evangelista, Jonh Davi, Laíssa Limeira, Letícia Duarte e Priscila Sampaio farão parte da equipe CIEDS por 8 semanas. Em uma terceira etapa, eles retornarão às suas comunidades e aplicarão os conhecimentos adquiridos. Um dos objetivos é contribuir  para o fortalecimento da liderança e capacidade de atuação social de cada um deles. 

"Recebemos a proposta da Global Attitude, que também participa do Conselho Nacional de Juventudes - onde temos uma cadeira -, e achamos que o programa tinha tudo a ver conosco porque o CIEDS tem uma veia de voluntariado muito forte, além de estar olhando bastante para juventudes. A história do Vandré, diretor-presidente da organização, também passa por ter sido voluntário em projetos e isso vem muito forte para nós", pontua Beatriz Biazão, coordenadora de Projetos Sociais do CIEDS.

Para contar sobre essa experiência, Laíssa, voluntária alocada na equipe de Comunicação do CIEDS, vai apresentar o dia-a-dia dos jovens  durante esse tempo no nosso Instagram.  

“Tenho muita vontade de adquirir mais experiência a partir do intercâmbio com outros projetos sociais porque sei que assim poderei ajudar ainda mais na comunidade em que atuo, de forma mais consciente, entusiasta e intuitiva. Também acredito que posso incentivar que mais jovens usem do seu tempo, força, ânimo e disposição para se engajar em projetos sociais e que possam mudar, ainda que minimamente, a situação de vida. Gostaria muito de impactar mais pessoas na comunidade e espero que esta seja uma oportunidade em que posso realizar este desejo", ela contou durante as inscrições para o programa de voluntariado. 

Laíssa tem 26 anos, é da comunidade do Lagamar (Fortaleza/CE) e se tornou  atuante em pautas de moradia e habitação, após ter sido removida de sua comunidade pelas obras de mobilidade da Copa do Mundo de 2014. Além disso, faz parte da cooperativa feminina Favelafro, um coletivo de mulheres negras da comunidade, que trabalha com empreendedorismo periférico e constrói possibilidades para a autonomia financeira de suas participantes. 

Seguiremos nessa jornada com elas e eles e com a nossa crença no protagonismo juvenil para a construção de maior confiança no futuro. Vamos juntos? 


Sobre o Liderança Jovem Fortaleza 

O Liderança Jovem Fortaleza é um projeto que selecionou cem jovens com atuação comunitária para formação, experiência e desenvolvimento de atividades comunitárias na periferia de Fortaleza. Trata-se de um projeto de formação continuada dividida em 5 etapas e desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Instituto Juventude Inovação e o Instituto Global Attitude. 

Sobre o Instituto Juventude Inovação 

O Instituto Juventude Inovação tem como missão promover conhecimentos e fazeres nas áreas ambientais e ecológica, de promoção e prevenção de saúde, de ciência e de tecnologia, de participação política e de comunicação democrática. 

Sobre o Instituto Global Attitude 

O Instituto Global Attitude é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos e apartidária, cuja atuação transcende fronteiras regionais e nacionais. 

Fundado em 2011, o Instituto tem como missão conectar pessoas, organizações e governos, inspirando-os a compreender e a transformar o mundo. Atualmente é uma referência pelo trabalho desenvolvido com educação inovativa, relações internacionais e juventude.