• Compartilhar

Iniciativa Jovem premia empreendimentos sustentáveis

Notícia
13 maio 2014
Iniciativa Jovem premia empreendimentos sustentáveis

“Estava desempregada e vinha a pé para a capacitação. O selo representa a superação das dificuldades que passei”, foi o que disse, emocionada,  a estudante Rafaela Bastos de 33 anos, ao receber o selo de empreendimento sustentável do programa Shell Iniciativa Jovem  edição 2013 com a empresa Nova Guarda Consultoria.  Na quinta feira, 8, o Iniciativa Jovem premiou os 15 empreendimentos, com caráter ambientalmente sustentável e inovador e que farão parte da RESIJ (Rede Sustentável Iniciativa Jovem), que já conta com 27 negócios de diferentes setores.

Nova Guarda Consultoria é uma empresa de inovação que desenvolve projetos e faz consultorias em áreas relacionadas ao samba e carnaval, considerando as áreas da cultura, sociedade, economia e principalmente o meio ambiente. A empresa estimula escolas de samba e empresas que prestam serviços para o carnaval carioca a assumirem uma postura mais responsável no que se refere aos cuidados e preservação do meio ambiente, incentivando também o reaproveitamento de materias para a reciclagem, além de traçar estratégias para potencializar a economia gerada com a festa.

Para Maria José Bastos, mãe de Rafaela, o Iniciativa Jovem abre caminhos para os jovens que sonham tornar-se empreendedores. “Os jovens são cheios de sonhos, e as vezes o que falta para a realização desses sonhos é uma oportunidade como esta que o programa oferece. Estou feliz e orgulhosa da minha filha e todos os jovens que estão aqui hoje”, comentou.

O evento contou com a presença de representantes da Shell e do CIEDS, instituição executora do programa no Brasil e parceira da Shell há quatro anos. Fábio Caldas, diretor de assuntos externos da Shell para a América Latina, falou sobre a importância do selo IJ para os empreendimentos e sobre a parceria entre Shell e CIEDS.

“As empresas que recebem o selo devem ser inovadoras, sustentáveis e seguirem os princípios de ética que a Shell oferece. Fazer parte da RESIJ é importante porque os jovens podem formar novas parcerias e trocar ideias. A filosofia de trabalho do CIEDS está alinhado a filosofia de trabalho da Shell, e por isso eu digo que esta é uma parceria fantástica e que dá certo”, disse Fábio.

A RESIJ, que é comandada por jovens de 20 a 34 anos, une empresas de diversos setores como eventos, produção, tecnologia da informação e outros, e já gerou mais de 180 oportunidades de emprego, movimentando o valor de R$ 8 milhões só em 2013.

A entrega do Selo é a última etapa do projeto, na qual os empreendimentos passam por uma auditoria que avalia itens como viabilidade comercial, sustentabilidade e aspectos legais do negócio. O Shell Iniciativa Jovem é um programa que oferece capacitação gratuita para jovens cariocas que sonham em abrir ou aperfeiçoar o próprio negócio.