• Compartilhar

Iniciativa irá oferecer bolsa de incentivo à pesquisa para estudantes universitários no Rio de Janeiro

Notícia
31 janeiro 2024
Iniciativa irá oferecer bolsa de incentivo à pesquisa para estudantes universitários no Rio de Janeiro

O Programa Jovens Cientistas Cariocas vai promover 100 iniciativas inovadoras de estudantes de graduação matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES), que busquem contribuir com a melhoria da cidade do Rio de Janeiro para todas as pessoas que nela vivem. O objetivo é fomentar projetos de pesquisa que tenham aplicabilidade efetiva nos territórios adjacentes às Naves do Conhecimento distribuídas pela cidade.

De Abril a Outubro de 2024, 100 jovens passarão por uma trilha formativa com carga horária total de 80 horas, estruturada em 04 Ciclos - Ciclo Básico, Ciclo Temático, Ciclo Prototipação e Ciclo Experimentação.  Saiba mais aqui no edital

O Programa é uma realização da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT-RJ), em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).

INSCREVA-SE 

 

Quem pode se inscrever?

  • Jovens estudantes universitários de IES, sediados na cidade do Rio de Janeiro, que tenham entre 18 (dezoito) e 29 (vinte e nove) anos; 

  • não possuam emprego formal ativo; 

  • sejam residentes da cidade do Rio de Janeiro há pelo menos 3 (três) anos e residam preferencialmente nos territórios em torno de uma das nove Naves do Conhecimento.

No ato da inscrição o candidato deverá indicar qual macro eixo do tema reflete melhor sobre a proposta do pré-projeto de pesquisa. Os temas são alinhados com as principais necessidades dos territórios: Cidades Inteligentes; Mudanças Climáticas; Mobilidade Urbana; Tecnologia e Desenvolvimento; Desenvolvimento Social e Sociocultural; Fomento à inclusão produtiva e trabalho.

O programa prevê ajuda de custo?

Sim. Os estudantes selecionados para participar do Programa Jovens Cientistas Cariocas, dentro das 100 vagas oferecidas, receberão uma bolsa auxílio no valor mensal de R$ 800,00 (oitocentos reais), por um período de seis meses.

Período de inscrições

As inscrições serão realizadas através de formulário de inscrição (link) entre os dias 31/01/2024 a 08/03/2024.

 

INSCREVA-SE 

Leia o edital