• Compartilhar

Inclusão social em ambiente multimídia, com arte e criatividade

Notícia
10 dezembro 2003
Inclusão social em ambiente multimídia, com arte e criatividade

Já aprovado pela Lei Rouanet, o projeto recebeu apoio institucional da Coordenadoria Municipal da Juventude, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, bem como da Secretaria de Estado da Cultura. O Lumina abordará conceitos sobre diversidade e cidadania, além de capacitar os jovens a utilizar instrumentos e linguagens que possibilitem ampliar o olhar de cada um, aguçando sua percepção e abrindo espaço para debates e produções de hipermídia e arte-tecnológica.

A área de abrangência do projeto Lumina será a região Sul da Cidade de São Paulo, nas proximidades do Centro Cultural Alumni, localizado na Chácara Santo Antônio, onde será realizado o projeto. “Uma das nossas missões é contribuir para promover as áreas de cultura e educação, em especial dos jovens das classes menos favorecidas”, diz Júlio Antônio d`Oliveira Sampaio, presidente da Alumni, centro binacional que promove a integração entre o Brasil e os Estados Unidos com programas de ensino, cultura e responsabilidade social. “O projeto Lumina vai proporcionar aos jovens que estão prestes a entrar no mercado de trabalho o conhecimento de ferramentas que irão contribuir para facilitar a conquista do primeiro emprego”.

Cada vez mais, os diversos segmentos da sociedade se conscientizam que investir em projetos e ações que diminuam as desigualdades sociais é um compromisso de todos. “Estamos certos da importância do investimento no jovem brasileiro, talvez o mais vulnerável segmento de nossa população, principalmente ao vermos a situação de crise da segurança pública, da ética e da moralidade em que vivemos”, diz Vandré Brilhante, secretário-executivo do Cieds. Falar em benefícios é falar em retorno, efeito e conseqüências.

O projeto, patrocinado por recursos privados, beneficia a todos: a empresa, a sociedade, o empreendimento em si e principalmente os beneficiários do projeto. Investir e ajudar a desenvolver a cultura é adotar uma postura ética, preservar e aumentar o bem-estar social, agregar valores consistentes e positivos, gerar satisfação e ter percepção da complexidade social. O desafio é romper o ciclo de pobreza, exclusão e desigualdade social. Informações sobre o projeto: Contato na Alumni Maria Elena - meg@alumni.org.br - (11) 5544 9730 Contatos no CIEDS Janaína Soares / Mariana A. Miranda - cieds.sp@cieds.org.br - (11) 3255 4410