• Compartilhar

Hortificando - Projeto selecionado na Escola CIEDS

Notícia
10 dezembro 2003
Hortificando - Projeto selecionado na Escola CIEDS

No Engenho da Rainha, o Grupo Verdejar já atua há 10 anos e criou o Horto Chico Mendes. O Projeto HORTIFICANDO vai fortalecer e ampliar ações desenvolvidas no Horto, fazendo, inclusive a sua transferência para um local de mais fácil acesso para pessoas e veículos. Prevê também sua ampliação e estruturação. O texto do Projeto indica a importância do Horto para a Educação Ambiental de estudantes e moradores do Engenho da Rainha. Lá serão realizadas oficinas para a plantação de espécies nativas da Mata Atlântica – frutíferas, ornamentais e medicinais - que poderão ser comercializadas para geração de renda com jovens da Comunidade Sérgio Silva. Posteriormente o projeto espera gerar condições de profissionalização dos jovens envolvidos em técnicas de jardinagem e paisagismo.

O Grupo Verdejar garante que no processo de estruturação do Horto será priorizado o reaproveitamento de materiais recicláveis, desde a “criação de bancadas e recipientes para organização de mudas feitos com pneus até coberturas feitas com bambu e lona impermeável”. Serão aproveitados recursos não impactantes na produção das plantas, como utilização de água da chuva para irrigação armazenada em caixas d’água feitas com pneus, tubulações de água feitas com garrafas pet.

O Projeto HORTIFICANDO também poderá colaborar com o processo de reflorestamento de parte da área verde do maciço da Serra da Misericórdia existente na comunidade Sérgio Silva através de mutirões de capina e plantio utilizando mudas produzidas no horto Chico Mendes. O Projeto HORTIFICANDO será implementado em 4 fases que estarão diretamente ligadas aos objetivos específicos do projeto.

Conheça a Verdejar – Proteção Ambiental e Humanismo Rua: Sérgio Silva, 99 - Engenho da Rainha – CEP: 20766-670 - Rio de Janeiro – RJ Tel’s: 3683-2859 / 3903-1707 / 9837-0944 E-mail: verdeja@gmail.com