• Compartilhar

Governo lança vacinação gratuita contra HPV

Notícia
17 março 2014
Governo lança vacinação gratuita contra HPV

"Cada menina é de um jeito, mas todas as meninas precisam de proteção", é o slogan da campanha de prevenção ao HPV lançada no último sábado, 08/03, pelo Governo Federal junto ao Ministério da Saúde com o objetivo de convocar e estimular adolescentes de 11 a 13 anos para tomarem a vacina gratuita contra o vírus. Responsável pela causa do câncer do colo de útero, terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, o HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relações sexuais.

A iniciativa prevê a vacinação de 80% das 5,2 milhões de meninas. Escolas públicas e privadas que apoiam a ação já deram início a aplicação da primeira dose da vacina, que também está disponível em 36 mil salas de vacinação da rede pública de saúde até o final do ano.

De acordo com as secretarias municipais de saúde as escolas devem informar com antecedência aos responsáveis a data de vacinação, que passa a integrar o calendário nacional. A segunda vacina será aplicada com intervalo de seis meses e a terceira (de reforço), cinco anos após a primeira dose. Aqueles que preferirem que a adolescente não seja vacinada deverão preencher e enviar à escola o termo de recusa distribuído pela instituição de ensino.

O CIEDS, por meio de parceria com diversas escolas, através de projetos que executou ligados a educação e saúde, como por exemplo o MOPE (Mobilização Participação e Enfretamento das DST e AIDS com Lideranças Comunitárias da Cidade do Rio de Janeiro),  alerta aos responsáveis para orientarem aos adolescentes sobre a importância da vacina para a prevenção do HPV.

 Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/