• Compartilhar

Formatura no Projeto Vencer

Notícia
10 dezembro 2003
Formatura no Projeto Vencer

O Vencer é financiado pelos Companheiros das Américas, Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID Juventude e pelo Fundo Multilateral de Investimento MIF/FUMIN. O Programa tem também o apoio da Microsoft. No Rio, os executores do Programa, em co-parceria, são o CIEDS, Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, a FIRJAN, o SENAI/RJ, o SESI/RJ.

A cerimônia de formatura foi planejada para promover a integração entre os jovens que participam do Programa nas diferentes unidades executoras. E o instrumento escolhido para isso foi a realização de uma grande gincana, envolvendo todo mundo. Daí o caráter de festa e brincadeira alcançado na formatura. O evento integrou jovens beneficiários de todas as Unidades Executoras - CEACA, do Ecos do Futuro, da Fundação Gol de Letra e da FIRJAN – SESI/SENAI/CIEDS.

A partir da formatura os alunos passam para a Fase III, e fazem no SENAI e em empresas parcerias, uma experiência de trabalho, vivenciando o aprendizado das etapas anteriores do Programa. “Com os conhecimentos que os jovens estarão demonstrados na vivência e o recebimento do diploma conferido pelo SENAI, acredito que as perspectivas de inserção no mercado de trabalho se ampliarão, inclusive alguns já conseguiram ser inseridos no mercado de trabalho durante o curso, avalia Luisa Nóbrega, Coordenadora do Programa pela equipe do CIEDS.

O processo de formação do Vencer é focado no mercado de trabalho. O projeto oferece um tipo de capacitação profissionalizante que inclui o desenvolvimento das habilidades comportamentais, por meio do esporte, e técnicas especificas da profissão escolhida, oferece também uma vivência prática, supervisionada, para que os participantes tenham uma experiência real de trabalho. Luisa Nóbrega, Coordenadora do Programa pela equipe do CIEDS, enfatiza a metodogologia do Programa. “O esporte é utilizado como uma ferramenta chave para o desenvolvimento dos jovens, e trabalha seis habilidades muito valorizadas no mercado atual: a comunicação, o respeito, a disciplina, o trabalho em equipe, o foco no resultado e o auto-desenvolvimento”, enumera Luisa.