• Compartilhar

Formatura da Escola CIEDS RJ

Notícia
10 dezembro 2003
Formatura da Escola CIEDS RJ

Depois de seis meses de aulas, atividades e preparação de projetos, 28 jovens receberam seus diplomas, com a presença de familiares e toda a equipe que esteve envolvida na Escola CIEDS. Foram convidados para a mesa Rosângela Honton, Coordenadora do Projeto, Roselene Souza, Secretária Executiva Adjunta do CIEDS, Lourdes Roque, do MHN, Estreliane Vidal, que coordenou a implantação do Projeto, Leonardo Bento, Ana Biatriz e Márcio Negócio da Equipe do Pax Urbana, que também desenvolvem atividades com o Rio Cultural, e D. Therezinha, representando os familiares presentes.

Rute Beatriz Caldeiras, representando a Diretoria do MHN, recebeu os jovens e seus convidados, falou sobre a evolução do MHN e ressaltou a importância de sediar a formatura de empreendedores comunitários. Rute convidou a todos a participar das próximas exposições, agendando com a Lourdes Roque para garantir gratuidade, inclusive para os familiares. Ana Biatriz preparou um vídeo especial – Retrospectiva Rio Cultural em Foco. Bianca, estagiária na Escola e no Pax Urbana, conta que o vídeo mostrou a trajetória dos jovens: “Eles puderam rever suas trajetórias no projeto, rever os instrutores, as atividades, os colegas que não ficaram e ainda assistiram a si próprios; lembraram do começo do projeto, seus risos, as roupas, as poses em maio de 2008. Tenho certeza que se viram vitoriosos no dia 02 de março, recebendo seus certificados”.

Os jovens do projeto escolhido para receber o fundo semente, Fazendo a Cabeça, fizeram uma breve apresentação de seu empreendimento. Rosângela Houton, Coordenadora da Escola CIEDS, avalia que é muito importante ter um olhar especial para esse Projeto. “Todo avanço conseguido com este grupo, por menor que seja, é uma vitória. Os jovens trazem uma visão de mundo estreita, marcada por situações de violência e ausência do poder público, que é também uma violência. Buscamos soluções s para as dificuldades relatadas, tivemos a capacidade dos instrutores de aproveitar cada problema, ou situação inesperada, como ponto de partida para novas discussões e/ou atividades.

Além disso, ao invés de tratarmos as esperadas indisciplinas com “castigos” e “punições”, reprodução da própria violência institucional, preferimos o viés da reflexão coletiva e da solução pacífica para os conflitos surgidos”. A integração entre os jovens da Escola CIEDS e do Paz Urbana foi bastante positiva. A Escola CIEDS participou de passeios culturais, debates, Fórum Paz Qual é a Sua? Barracão, até do Bloco do Silêncio, em Campo Grande. Os jovens do PAX participaram da atividade de lazer de encerramento da Escola, na Cidade das Crianças, no dia 06 de março.