• Compartilhar

Formação comunitária em Moçambique

Notícia
10 dezembro 2003
Formação comunitária em Moçambique

A ação que o CIEDS assume faz parte de um programa maior de desenvolvimento da região. O Programa compreende três grandes componentes. O componente a cargo do CIEDS prevê a promoção e o apoio ao desenvolvimento institucional de grupos de pequenos produtores agrículos no Vale do Zambeze e outros participantes na cadeia de fornecimento nas áreas de comercialização, poupança e crédito, desenvolvimento do comércio e o reforço da capacidade das instituições de nível distrital que promovem o apoio aos grupos de produtores.

Um outro componente dará apoio à agricultura orientada para o mercado e a gestão sustentável dos recursos naturais, envolvendo pequenos produtores e comerciantes do ramo agro-alimentar, serviços de extensão e de pesquisa, e a realização de treinamentos e demonstrações para grupos de pequenos Produtores.

O Programa vai trabalhar também na criação de um Fundo Comunitário de Investimento Agrícola e Ambiental que fornecerá a pequenos produtores recursos financeiros para investimentos em infra-estruturas relacionadas com a agricultura, investimentos de pequena escala e financiamento a atividades que visam melhorar a gestão dos recursos naturais.

Vandré Brilhante, Secretário Executivo do CIEDS, que já visitou Moçambique, diz que trabalhar em Moçambique é uma experiência ímpar para a instituição. “Ter a oportunidade de levar algum conhecimento para a África e de lá trazer conhecimento é certamente uma oportunidade única. São esses intercâmbios essas vivências que possibilitam a criação de novas estratégias, a percepção de novas maneiras de agir e pensar. O CIEDS, sem dúvida, vai levar o que tem de melhor para Moçambique, esperando verdadeiramente contribuir para a melhoria de vida dos irmãos africanos”, diz Vandré. Aldeli Carmo, assistente técnica do CIEDS, já está no Vale do Zambeze fazendo o planejamento das ações, e em breve envia novidades.