• Compartilhar

Festival Juventude Empreendedora abre espaço para empreendedores e jovens artistas em São João da Barra

Notícia
20 dezembro 2023
Festival Juventude Empreendedora abre espaço para empreendedores e jovens artistas em São João da Barra

A juventude mostrou sua grande potência no Instituto Federal Fluminense (IFF) de São João da Barra (RJ) no último sábado (02/12). A cidade foi palco do Festival Juventude Empreendedora, evento que consagrou a última etapa do projeto de mesmo nome, a sua famosa Feira de Negócios, que contou com o apoio da Prefeitura do município e realização da Porto do Açu e do CIEDS. Diferentemente dos anos anteriores, em 2023, o Festival também abriu espaço para talentos artísticos locais através do Jovens Talentos e do Concurso de Poesia, dos quais participaram estudantes das escolas municipais de São João da Barra e do IFF.

Toda essa movimentação possibilitou um Festival com um público diverso e com trocas de experiências enriquecedoras para os artistas e os empreendedores. Os participantes do Juventude Empreendedora engajaram e deram visibilidade às diferentes apresentações, que iam de dança e canto até habilidades com assobio. Em contrapartida, as famílias e os jovens artistas foram ativos na Feira de Negócios, dando ainda mais visibilidade a esses empreendimentos. Além disso, o evento contou com a participação empreendedores das edições anteriores do projeto e os parceiros do Juventude Empreendedora.

A troca entre os diferentes públicos gerou uma votação acirrada para seleção dos vencedores do Jovens Talentos e também para a escolha da empreendedora vencedora do Voto Popular, Gabriela Miranda de Souza, que foi premiada com o valor de mil reais. Além dessa votação, os empreendedores ainda foram avaliados por três jurados de acordo com os critérios do programa, sendo eles responsáveis pela indicação dos cinco destaques da Feira de Negócio, Alana Barreto Marques dos Santos, Gabriela Miranda de Souza, Gabriela Monteiro Alves, Mariana de Souza Barreto, que ganharam 3 mil reais para investir em seus empreendimentos. Por fim, ainda teve uma premiação surpresa também no valor de mil reais para Marília de Oliveira Gonçalves como destaque do processo de formação do Juventude Empreendedora oferecido por um dos empresários da cidade, Luiz Alfredo, sócio da Microlins.

O evento tem como objetivo central fortalecer a rede de contato e parcerias desses empreendedores, criando oportunidades futuras de desenvolvimento para os seus negócios, como apontou Rafaela Vigo Marins, empreendedora do Dolcearia Vigo.

“Aqui no Festival sinto que ganhei ainda mais visibilidade para o meu negócio na cidade, aumentando a minha rede de contatos. Também consegui cativar novos clientes. E, acima de tudo, sinto que estou sendo reconhecida por ter chegado até aqui na minha trajetória como empreendedora”.

 

Empreendedores participantes da Feira de Negócios

Conheça um pouco mais os negócios que participaram do Festival Juventude Empreendedora 2023:

Alana Barreto Marques dos Santos criou o Studio 1 Plus 1, um escritório de Arquitetura, no qual ela desenvolve projetos autorais e ainda trabalha com regularização de imóveis.

 

Gabriela Miranda de Souza fundou a Gabi Miranda Fotografias. Em seu negócio, ela trabalha com fotografias em eventos, ensaios externos e fotografias em estúdio, como infantis, corporativo e newborn.

 

Gabriela Monteiro Alves atua na área da beleza com Gabriela Beauty. Ela é cabeleireira especializada em alisamentos, sendo um dos seus grandes diferenciais  atender a domicílio, buscando o conforto das suas clientes.

 

Jean Carlos Barreto Henriques Filho empreende a partir do Fábrica de Ideias, negócio que trabalha com a venda de produtos decorativos feitos com impressão 3D.

 

Karolayne Chagas da Silva tem a Shekinah Loja, a qual ela trabalha com peças de roupas e acessórios selecionadas para melhor atenderem às suas clientes, sempre buscandoempoderamento e auto estima.

 

Marília de Oliveira Gonçalves abriu a MARJUBA, um salão especializado em cachos com tratamentos, cortes, transição e tinturas atendimento a mulheres e homens.

 

Mariana de Souza Barreto criou o Mari Barreto Beauty, que oferece serviços de micropigmentação de sobrancelhas e lábios. Além disso, ela também ministra um curso de formação profissional e especializações para outras pessoas.

 

Patrícia Marcelino do Amaral é a empreendedora por trás do Fly Vision, empresa que oferece serviços de marketing digital e consultoria para os microempreendedores individuais (MEI).

 

Rafaela Vigo Marins fundou a Dolcearia Vigo, que trabalha com diversos produtos de confeitaria feitos de maneira artesanal por ela mesma.

 

Yann Miranda Bissoli trabalha na área de ensino através do American Insight e UVV, uma escola de inglês com metodologia inovadora e que tem uma parceria com o polo EAD da Universidade de Vila Velha.