• Compartilhar

Erradicação da pobreza e desenvolvimento sustentável: capacitação em moda tira 48 mulheres do lixão

Notícia
22 janeiro 2024
Erradicação da pobreza e desenvolvimento sustentável: capacitação em moda tira 48 mulheres do lixão

Gilderlania, Eduarda, Adriana Barroso, Ligia. Essas são algumas das 48 mulheres que deixaram de lado o trabalho como catadoras no Lixão de Pacajus (CE) e agora geram renda a partir da costura e do reaproveitamento de tecidos. 

As oportunidades surgiram depois de participarem do Tecendo o Amanhã, programa de ESG e Responsabilidade Social da empresa Malwee em parceria com o CIEDS. O projeto, que acontece para contribuir com a erradicação da pobreza e desenvolvimento sustentável do país, oferece capacitação e mentoria em moda e sustentabilidade para mulheres, para necessidade de geração de renda e empoderamento feminino. 

Mulheres, homens e crianças em extrema vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional, além do trabalho em condições insalubres, foi a realidade que encontramos quando chegamos ao território do Lixão de Pacajus com o projeto Atitudes do Bem, em 2020 

Diante do contexto, nos dedicamos a entender mais profundamente as necessidades e expectativas dessa população por meio do desenvolvimento do Diagnóstico Mais Perto do Céu. Foi a partir daí que o que era, no início, uma ação emergencial de entrega de cestas básicas, cresceu e resultou no Tecendo o Amanhã, que começará em breve a sua quinta turma formativa. 

 

Erradicação da pobreza e desenvolvimento sustentável como foco 

"Eu comecei o curso na época da minha separação, não foi nem pra ganhar dinheiro em si, foi mais pra ver se eu me superava. Tá sendo ótimo participar do Tecendo Laços, estamos aprendendo, já estamos ganhando nosso dinheiro e criamos um grupo de mulheres para vender nossos produtos, já é uma fonte de renda para outras mulheres. O projeto está ajudando mulheres e transformando vidas." Veronica, uma das participantes do Tecendo o Amanhã 

De 2021 pra cá, 48 dessas mulheres catadoras deixaram o Lixão de Pacajus e se formaram para trabalhar com moda sustentável, na área da costura. A formação, oferecida em parceria com o Grupo Malwee através do Instituto Malwee, tem foco em meio ambiente e sustentabilidade, gerindo o reaproveitamento de resíduos têxteis na criação de peças autorais. Ao mesmo tempo, trabalha a dignidade e autonomia dessas mulheres, proporcionando oportunidade de inclusão social e produtiva para elas, contribuindo para a diminuição da pobreza. 

Até hoje, ex-participantes do projeto: 

  1. 1. Já foram absorvidas pelo mercado formal de trabalho, incluindo o Grupo Malwee e Lupo;

  2. 2. Prestam serviços como autônomas para confecções locais;

  3. 3. Formaram um grupo produtivo autônomo e empreendem no mundo da moda e costura;

  4. 4. Foram incluídas em outros projetos sociais que atuam no entorno;

  5. 5. Estão aperfeiçoando o que aprenderam e participando de outros cursos profissionalizantes. 

Fechando 2023, o Tecendo o Amanhã ocupou a praça Renato Pessoa, no centro de Pacajus, com uma mostra de produtos criativos para marcar a formatura de 20 mulheres, quarta turma do projeto. O evento contou com representantes do poder público municipal e estadual, além de lideranças, população, comunidade em geral e a diretora do Instituto Malwee, Diana Martins. 

 

Doe agora para o empoderamento de mulheres em situação de vulnerabilidade 

A sua contribuição pode fazer a diferença no futuro dessas mulheres! Faça uma doação para apoiar a formação profissional e geração de renda para ex-trabalhadoras do Lixão de Pacajus, no Ceará.