• Compartilhar

Encontro Integrado sobre Empregabilidade da Pessoa com Deficiência

Notícia
10 dezembro 2003
Encontro Integrado sobre Empregabilidade da Pessoa com Deficiência

O encontro contou a Presença do Secretário Municipal de Trabalho e Emprego Wanderley Mariz na solenidade de abertura enfatizando que “cada vez mais percebemos a necessidade de propiciar informação e oportunidade de trabalho para pessoas com deficiência, como também proporcionar um espaço para a reflexão no que diz respeito aos desafios, resultados e perspectivas. Essa iniciativa pressupõe ações em diferentes setores empregatícios, fazendo-se necessário o compartilhamento de experiências”.

Roselene Souza, Secretária Executiva Adjunta do CIEDS, participou da mesa O DESAFIO DA FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: EXPERIÊNCIA, AÇÕES E SOLUÇÕES apresentando algumas experiências desenvolvidas com sucesso pelo CIEDS que estão voltadas, não somente para a profissionalização, mas principalmente para o desenvolvimento pessoal e de uma inclusão social cidadã que precisa ser trabalhada junto às empresas.

Além disso, o encontro proporcionou às empresas uma reflexão sobre a necessidade de não apenas empregar uma pessoa com deficiência por causa de uma lei de cotas, mas também de investir na capacitação desse capital humano, bem como a necessidade de refletir sobre a mudança de sua própria cultura organizacional com relação a lidar com as diferenças. Pois, segundo Roselene, “não basta empregar, é preciso saber receber estes profissionais e lidar com a diversidade que eles trazem.”

O clima durante os intervalos do encontro foi de trocas e parcerias. Dirigentes, gerentes e coordenadores de RH e diversas pessoas interessadas no processo de empregabilidade de pessoas com deficiência, procuraram neste momento estreitar relações e trocar experiências. “O encontro foi um sucesso, superou nossas expectativas. Tivemos cerca de 300 pessoas presentes entre elas mais de 160 empresas, cerca de 50 organizações não-governamentais e muitos outros profissionais com interesse ou já envolvidos no tema.” Afirma Roselene.

A realização deste encontro abre um importante cenário para o processo de sensibilização da sociedade quanto ao potencial humano e profissional que a pessoa portadora de deficiência tem mas que é pouco aproveitado. Atualmente estas pessoas têm procurado se capacitar e se inserir no mercado de trabalho, porém poucas oportunidades surgem. É hora de mudança e o CIEDS está comprometido com ela. “Criando oportunidades para quem precisa de oportunidades.”