• Compartilhar

Empreendedores da BECO Incubadora Criativa compartilham suas vivências

Notícia
25 agosto 2023
Empreendedores da BECO Incubadora Criativa compartilham suas vivências

Já com três meses de atuação na Rocinha, a BECO Incubadora Criativa tem cumprido seu papel como um espaço de inovação e impulsionamento do empreendedorismo na favela. Os nove empreendimentos contemplados ocuparam o espaço e usufruem de todas as oportunidades oferecidas pela iniciativa. Dentro das suas particularidades, os empreendedores têm trocado conhecimento e aprendido bastante. Venha conhecer mais sobre os negócios da Beco e suas percepções sobre o projeto.

2Base filmes

Marcos Braz tem hoje a maior produtora escola da Rocinha, a 2Base filmes. Seu trabalho ganhou notoriedade ao ponto de atuar no Off Surf (fora comunidade). Marcos, acima de tudo, quer compartilhar seus conhecimentos com outros moradores e promover a mudança na favela.“Chegamos aqui com muita vontade de crescer e hoje vejo várias ideias saindo do papel. Estamos estudando e nos capacitando para os próximos desafios do nosso negócio e a BECO tem sido nossa base estratégica para o nosso crescimento”, compartilhou Marcos.

Carteiro amigo

Através da empresa familiar, Carlos Pedro e seus pais atendem moradores da Rocinha que não são contemplados pelos Correios. Hoje, com 20 de atuação, eles já se estabeleceram, mas querem expandir seus negócios e a BECO chegou para somar, conforme explicou Carlos: “Com workshops incríveis, que são verdadeiras luzes iluminando nosso caminho, e com conexões, que abrem portas para oportunidades surpreendentes, a Beco tem transformado algumas ideias em ações e nos impulsionando como líderes na revolução logística em favelas.”

EECOA

Mariana Vilar tem um negócio de impacto social de educação alimentar, econômica e nutritiva, no qual aborda a saúde, bem estar, sustentabilidade e empreendedorismo. Ela oferece esse conhecimento através de aulas gratuitas e presenciais para pessoas em situação de vulnerabilidade social na Rocinha. Segundo ela, a BECO está sendo fundamental no processo de estruturação do seu empreendimento: “Desde a nossa entrada na incubação conseguimos avançar em premissas e definições importantes. Além das muitas trocas boas com os demais empreendedores incubados, que também nos engajam nesse desafio.”

Multnet

Carlos Ramos, ao lado de seus sócios, fornece serviço de internet para a Rocinha e já está expandindo seu negócio. O empreendedor vê a BECO como uma oportunidade de amadurecimento ainda maior para sua empresa. “Através da oferta pela incubadora de novas ideias de negócio, capacitação, palestras, eventos e network, vemos nosso potencial em atingir níveis maiores de crescimento para podermos gerar mais emprego e renda e impactar ainda mais na economia local.”

Projet Hope

Iara Batista é uma jovem mãe solo de 22 anos que produz roupas artesanais, tudo feito à mão. Seu trabalho já é prestigiado e hoje também ensina outras mães o processo de estamparia. A BECO tem aberto portas para o empreendedorismo na Rocinha, segundo sua visão. “Eu tive uma mentoria que me ajudou a rever meus conceitos e abriu meu olhar para outras possibilidades. Dessa forma, tenho conseguido me qualificar ainda mais diante do conhecimento que venho adquirindo para fazer finalmente meu projeto crescer.”

Rocinha em foco

Fabiana Rodrigues faz um trabalho jornalístico, relatando o dia a dia da Rocinha através do jornal Rocinha em Foco. A empreendedora tem percebido cada vez mais o potencial de um projeto como o da BECO. “A incubadora está sendo de extrema importância para nós empreendedores da Rocinha. Além do suporte dado de como gerir meu negócio e desenvolvê-lo, o BECO também proporcionou conhecer empreendimentos da mesma comunidade que eu, fazendo parcerias e crescendo juntos.”

Sabor do Rio

Patrícia Melo trabalha com buffet para festas com foco na parte de bolos e doces. Desde que entrou na BECO, sua visão como empreendedora tem ampliado, como explicou: a incubadora está sendo um divisor de águas. Anteriormente eu era focada apenas na área de produção e agora, com a ajuda da Beco, estou aprendendo a gerir, divulgar, precificar o meu trabalho e ainda tenho a chance de trocar experiência com todos os empreendedores que estão nesse projeto.”

Torre Verde (foto)

Monica Garcia constrói um projeto de economia circular e inovação tecnológica na Rocinha, patrocinado pela FAPERJ. Por meio da Torre Verde, eles produzem energia verde através de placas solares, de um sistema de captação de água de chuva para irrigação, de quatro andares de hortas suspensas e da transformação de resíduo orgânico em adubo por meio de uma aceleradora de compostagem. Para Monica e seu negócio, a BECO chegou no momento certo: “Nós estamos recebendo um atendimento personalizado para cada empreendimento e o apoio técnico que é tão importante neste momento de tração do negócio. A incubadora nos deu também a oportunidade de conhecer outros empreendimentos da Rocinha e a começar a fomentar a rede local de troca de informações, produtos e serviços.” 

Valente Produção & Eventos

Grécia Silva trabalha com produções de eventos, principalmente culturais, por meio da Valente Produção e Eventos. Ainda trabalha com eventos menores, mas sua expansão e crescimento se mostram certos diante do conhecimento que vem adquirindo.

“Através da incubadora aprendo uma melhor estrutura e logística para implementar na Valente e com o apoio da equipe técnica por meio de consultorias, hoje venho desenvolvendo meu trabalho melhor e com maior qualidade”, contou Grécia.