• Compartilhar

Em Silva Jardim já circula a moeda social

Notícia
28 novembro 2010
Em Silva Jardim já circula a moeda social

Secretária de Trabalho, Habitação e Promoção, Ana Beatriz Lara, foi a organizadora no município, dando todo o apoio logístico e acolhendo os participantes.

Vera Lucia Brito, Secretária Municipal de Turismo, Comércio e Indústria de Silva Jardim, fez uma dinâmica envolvendo todos os participantes para abordar os conceitos e práticas da Economia Solidária e apresentar a moeda social, Capivari. A

A nova moeda é emitida e administrada pelo Banco Comunitário Capivari (BCC), que, coloca em circulação seis mil capivaris, equivalentes a R$ 6 mil. O BCC terá um caixa, dois analistas de créditos e um gerente. Uma equipe do BCC está visitando o comércio local para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos. Além de realizar o trabalho de “câmbio”, isto é, a troca de reais por capivaris, o BCC terá uma linha de crédito para pequenos empreendedores, para promover a geração de trabalho e renda no município. As cédulas são de cinquenta centavos (lilás), um (verde), dois (salmão), cinco (amarela) e dez (azul) capivaris.

A escolha do nome Capivari homenageia o rio que corta o centro da cidade e que já nomeou o próprio município. Capivari significa “rio que tem capivara”, e por isso o simpático animal ilustra moeda solidária.  A moeda mereceu o cordel Cidade Verde, de Alcione Castro, que explica em versos a lógica do Capivari:

Essa Economia

É solidária.

É o povo plantando,

É o povo colhendo,

É o povo vendendo,

É o povo recebendo.

É o povo enriquecendo.

É o município desenvolvendo.

É a nossa cidade prosperando

Uma moeda do povo

A III Jornada encerra um ciclo de encontros que reuniram empreendedores dos municípios da região litorânea – Cabo Frio, Rio das Ostras e Silva Jardim.

A Secretária Vera Lúcia levou todos os participantes da III Jornada para uma visita ao Banco Capivari, voltado para as pessoas de baixa renda.  O Prefeito anunciou que vai utilizar o Capivari para substituir as mil cestas básicas doadas mensalmente a famílias de baixa renda no Município.

Kalina Honório, Coordenadora do NEATES avalia a experiência de Silva Jardim como um grande avanço no incentivo aos pequenos empreendedores .  “E muito bom a gente ver a gestão municipal comprometida com a implantação da economia solidária e com a criação de linhas de crédito para pequenos empreendedores.  São políticas e práticas como estas que viabilizam projetos, e que permitem que ideias se tornem realidade”, diz.