• Compartilhar

Em Minas Gerais, a Escola CIEDS é dos Jovens

Notícia
10 dezembro 2003
Em Minas Gerais, a Escola CIEDS é dos Jovens

A ESCOLA CIEDS tem como fundamento os programas de empreendedorismo e formação comunitária e se configura num processo de capacitação que fortalece iniciativas, ações e projetos socioeconômicos, desenvolvidos por moradores de comunidades em situações de vulnerabilidade social. A aula inaugural da Escola contou com a presença de Vandré Brilhante, Secretário Executivo do CIEDS e Gláucia Pedrosa, Coordenadora Executiva da filial Minas, do CIEDS.

Eles falaram sobre a importância do Projeto para o desenvolvimento do indivíduo e da comunidade. Também esteve presente Luiz Fernando Alves, Presidente da Associação Assistencial São Tiago, que reforçou a parceria, falando sobre a necessidade de iniciativas sociais como o Escola CIEDS para o fortalecimento e desenvolvimento das pessoas e comunidades. A Escola terminou o primeiro módulo de formação no dia 14 de julho, e para comemorar, foi gravada, em vídeo, uma entrevista com os alunos.

No final dos 5 módulos, a Turma terá produzido um pequeno documentário do que foram esses meses estudando Empreendedorismo, Desenvolvimento, Capacitação, Gestão e Renda, suas expectativas e realizações durante todo o período que freqüentaram as aulas. O primeiro módulo, que abordou ética e cidadania, história política no Brasil, Direitos Humanos e o papel da liderança, encerrou com um lanche e a distribuição das pastas, contendo material didático, camiseta e boné do Projeto.

O CIEDS já implantou a ESCOLA nos municípios do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte e tem por objetivo capacitar 150 jovens nesses 3 estados. Em Belo Horizonte foram escolhidos 30 jovens, de 16 a 26 anos, da Vila São José, região noroeste da cidade, que irão receber capacitação para apropriação de novos conhecimentos, autonomia profissional e aperfeiçoamento de gestão de negócios.

O curso terá duração de 7 meses, incluindo aulas, oficinas e a execução de 03 projetos que serão premiados com incentivo (capital-semente) de R$ 1.500,00. Para maiores informações sobre a ESCOLA CIEDS em BH, ligue: (31) 3226-5053.