• Compartilhar

Disseminando experiências que inspiram

Notícia
29 novembro 2014
Disseminando experiências que inspiram

No último dia 27 de novembro, o Windsor Guanabara Hotel, no centro do Rio de Janeiro, foi palco do Seminário Prêmio Petrobras de Esporte Educacional – Experiências que Inspiram. 

O evento contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas e com a participação de representantes da UNICEF, Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS/ME), Universidade Federal de Juiz de Fora, Colégio Pedro II, Instituto Maná do Céu, GIZ – Streetfootballworld e dos vencedores do Prêmio.

Dividido em dois momentos, mesas de debates e diálogos com autores, o Seminário apresentou os desafios e caminhos para a prática do esporte como instrumento de educação para o desenvolvimento humano integral e para a inclusão social.

“O esporte é um meio de conquistar educação e saúde. Além de diminuir a desigualdade e promover interação entre comunidades, é inclusivo. E quando falo em inclusão, falo também de pessoas com deficiência.”, reforça Alexandre Arrais, Consultor em Esporte para o Desenvolvimento do UNICEF, na mesa ‘O Esporte Educacional para o Desenvolvimento Humano Integral’.

Fabiano Lange Salles, professor do Colégio Pedro II - RJ diferenciou o ‘esporte na escola’ do ‘esporte da escola’ na mesa ‘Tecnologias Sociais de esporte Educacional: Promovendo e Programando Experiências de Êxito’: “O ‘esporte na escola’ é a prática do esporte pelo esporte, já o ‘esporte da escola’ apresenta uma perspectiva multicultural, crítica, incluindo valores, articulando igualdade e diferença e correlacionando a prática esportiva com a vida dos alunos.”

O Seminário também marcou o lançamento da publicação ‘Prêmio Petrobras de Esporte Educacional - Experiências que Inspiram’, livro contendo a sistematização das 10 experiências pedagógicas desenvolvidas por escolas públicas, universidades e instituições do terceiro setor vencedoras da primeira edição do Prêmio.

“A Petrobras tem o desafio de apoiar e disseminar estas experiências oriundas de todas as regiões do Brasil, de representantes de universidades, escolas e entidades do terceiro setor. Esta integração entre academia e conhecimento popular possibilita o melhor desenvolvimento das práticas de esporte educacional.”, afirma Rosane Aguiar, gerente de Investimentos Sociais da Petrobras.

Completando, Fabio Muller, diretor executivo do CIEDS, apontou a importância de dar visibilidade para os vencedores do prêmio: “Os vencedores são o caminho para repensarmos o esporte sob esta nova ótica.”

O Prêmio Petrobras de Esporte Educacional é uma iniciativa piloto executada pelo CIEDS que identificou, premiou e vem disseminando práticas pedagógicas de esporte educacional no Brasil, contribuindo para um país com mais saúde, mais educação e mais qualidade de vida.