• Compartilhar

Diagnóstico multidimensional dará subsídios para atendimento a 4.000 famílias no Maranhão

Notícia
29 outubro 2023
Diagnóstico multidimensional dará subsídios para atendimento a 4.000 famílias no Maranhão

A região do Itaqui-Bacanga, no Maranhão, é conhecida por ser uma das mais populosas da capital São Luís - e também uma das mais vulneráveis. 

Mas os 200 mil habitantes que enfrentam desafios são os mesmos que encontram soluções: ao longo de décadas, eles têm se organizado a fim de garantir direitos básicos a seus moradores, mostrando a força comunitária da população.  

Com 25 anos de experiência neste campo e por acreditarmos que o território é local de potências e saberes é que sempre frisamos a importância do trabalho articulado das organizações de base comunitária. São elas quem melhor compreendem as demandas do território, construindo caminhos intersetoriais para os problemas latentes da comunidade.  

Na região do Itaqui-Bacanga, estamos atuando em conjunto com estas organizações no Rede de Prosperidade Familiar, projeto em parceria com a Vale que tem como objetivo construir alternativas para enfrentamento às situações de pobreza para 4 mil famílias residentes na região. 

Na última semana, iniciamos no território uma nova fase, após um período de preparação que contou com treinamentos e formações: as aplicações do questionário multidimensional. O questionário, aplicado pelas próprias organizações, ajudará a identificar o perfil socioeconômico, desafios e potências locais e assim definir, baseado nos dados, as famílias que serão acompanhadas durante o projeto. 

Atuando dessa forma, conseguimos fortalecer o tecido social ajudando no desenvolvimento organizacional e estrutural de Uniões de Moradores, Escolas Comunitárias, uma biblioteca comunitária, grupo de mulheres, coletivos de produtores de artesanato com fibra, grupos de produtores rurais e uma organização que atua com meio ambiente e sustentabilidade no Itaqui-Bacanga. 

É assim, tecendo essa grande rede, que conseguimos mais prosperidade e confiança no futuro para todos!