• Compartilhar

Dia temático mobiliza o ProJovem São Paulo

Notícia
10 dezembro 2003
Dia temático mobiliza o ProJovem São Paulo

O ProJovem, programa do Governo Federal desenvolvido em parceira com os municípios e organizações da sociedade civil é destinado a jovens entre 18 e 24 anos que terminaram a quarta, mas não concluíram a oitava série do ensino fundamental e não têm vínculos formais de trabalho. Proporciona formação integral em 12 meses consecutivos, e inclui disciplinas do ensino fundamental, aulas de inglês, de informática, qualificação para o mundo do trabalho e atividades sociais e comunitárias.

Os pólos locais do Programa são as Estações da Juventude. O Dia Temático é uma proposta da Coordenação Nacional do ProJovem, que busca integrar todos os envolvidos no Programa, por meio de atividades culturais e educativas, lazer e esportes. As Estações Juventude são o palco das atividades. Em São Paulo, também participaram do encontro a Secretaria de Educação, a Secretaria Municipal do Trabalho, o CENPEC, a Fundação Paulistana de Educação e Tecnologia, as equipes das Estações Juventude e equipes de Articuladores Sociais.

A abertura foi realizada no Ginásio da instituição e contou com a presença de Floriano Pesaro, Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, da Prefeitura da Cidade. Também prestigiaram a solenidade de abertura o Secretário Adjunto da Secretaria Municipal do Trabalho, Sr. Carlos Alexandre Leite Nascimento, o Reverendo Padre Rosalvino, Coordenador das Obras Sociais Dom Bosco, Bia Matta, Coordenadora Regional do CIEDS, Fátima Gabriel, Coordenadora de Projetos da Fundação Roberto Marinho, entre outras autoridades. No período da manhã os alunos das Estações da Juventude Campo Limpo, Santo Amaro, São Miguel, Brasilândia, Pirituba, Penha e Cidade Ademar participaram de diversas atividades e oficinas como Responsabilidade Sexual, Direitos Humanos, Escultura de Argila, e ouviram palestras sobre meio ambiente e o papel das ongs no desenvolvimento social de comunidades.

À tarde estiveram representadas as Estações M’Boi, Parelheiros, São Mateus, Jaçanã, Butantã, Guaianazes. Além de palestras e oficinas, os alunos assistiram a apresentações culturais de Street Dance, Reggae e capoeira. A equipe que coordena o ProJovem São Paulo pelo CIEDS avaliou positivamente o evento, e observou nos alunos o desenvolvimento de características importantes em que o Programa investe: autonomia, relacionamento, criatividade, expressividade, liderança e capacidade de resolver problemas e administrar conflitos. Segundo a Coordenação, tudo isso possibilitou uma ação intersetorial significativa, fortalecendo o diálogo entre os diferentes. O evento foi também uma oportunidade de socializar os resultados das ações e ampliar sua visibilidade.