• Compartilhar

Desenhando o futuro

Notícia
3 novembro 2014
Desenhando o futuro

 O projeto Lideranças Comunitárias, no Rio de Janeiro, objetiva ampliar as perspectivas de futuro de adolescentes entre 15 e 20 anos, planejando e definindo estratégias de continuidade de estudos. Neste sentido, no dia 24 de outubro, os jovens participantes do projeto realizaram uma visita guiada na Universidade Estácio de Sá campus João Uchoa, Rio Comprido – RJ.

A visita começou com uma breve palestra de apresentação da Universidade e prosseguiu com visita guiada. Também foi apresentado aos jovens o Fundo de Investimento Estudantil (FIES), programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas.

Liz Muniz Peixoto, supervisora da área comercial do campus João Uchoa, afirma que muitas vezes os adolescentes fazem mais de um vestibular para decidir que curso seguir, como é o caso de Victor Rodrigo de Oliveira, de 19 anos: “Estou em dúvida entre engenharia civil e direito. São cursos distintos, então vou ter que pesquisar melhor cada um para ver com qual vou me identificar mais.”

Por outro lado as jovens Laryssa Archanjo da Silva e Karin Aparecida Silva de Oliveira anunciam que querem cursar medicina. Então, o mais curioso para elas foi visitar o laboratório anatômico, onde são estudados, na prática e na teoria, os diferentes sistemas orgânicos do corpo humano.

Já para Rafaela Rosa Martins Cruz, de 15 anos, o curso dos sonhos é moda: “Sou criativa e gosto muito da área de moda. Neste campus não tem, mas no da Barra da Tijuca sim. Nesta visita estou aproveitando para conhecer outros cursos que também podem me interessar.”

Finalizando, Liz conta que é muito gratificante participar desta etapa da vida dos jovens: “Poder direcioná-los melhor, poder compartilhar esta dúvida com eles é muito realizador. Sou mão e vivo um pouco disto em casa também. Quando converso com estes jovens vejo meu filho em cada um deles.”