• Compartilhar

De olho no futuro

Notícia
6 outubro 2014
De olho no futuro

Na sexta-feira, 26 de setembro, os participantes do projeto Lideranças Comunitárias da comunidade do Rio Comprido, zona norte carioca, apresentaram seus planejamentos de vida com base em seus sonhos e ideias de futuro, concluindo o módulo I do projeto.

Nas apresentações, os jovens expuseram, através de figuras ilustrativas, a profissão dos sonhos, o que precisam para alcançá-la, qual rede irá ajudá-los e quais serão os resultados obtidos quando o objetivo for alcançado.

“Estou trabalhando a trajetória do sonho profissional destes jovens. Dentro desta trajetória vamos colocar as metas a serem alcançadas e faremos uma análise conhecida como FOFA: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, para embasarmos o planejamento e não deixarmos dúvidas referentes ao caminho a ser seguido.”, pondera Luciene Brasil, facilitadora do projeto. 

Para a jovem Rayane Antunes Ferreira, de 18 anos, os exercícios focados no mercado de trabalho a ajudam a desenhar seu caminho para o futuro. “Quero ser pediatra e as atividades do projeto estão me ajudando bastante a concretizar este sonho, além de complementar as informações que busquei na feira de profissões de minha escola.”

Executado pelo CIEDS, o Lideranças Comunitárias, que também ocorre em São Paulo com foco na capacitação de ONGs para a sustentabilidade das mesmas, busca ampliar as perspectivas de futuro de adolescentes entre 15 e 20 anos, planejando e definindo estratégias de continuidade de estudos, bem como se envolvendo em ações nas suas comunidades.