• Compartilhar

Conviva cria ambiente virtual com informações sobre coronavírus

Notícia
7 julho 2020
Conviva cria ambiente virtual com informações sobre coronavírus

A pandemia provocada pelo coronavírus gerou adversidades em diversos setores, em especial o da educação. Os profissionais da área se viram, de um dia para o outro, com desafios novos e imensos, como a obrigação da paralisação das aulas presenciais devido ao isolamento social e a necessidade de migração para o digital de forma repentina.

Diante deste contexto, a plataforma Conviva Educação, sistema de gestão gratuito voltado ao dirigente municipal de educação e às equipes técnicas das secretarias, cuja coordenação da frente de Apoio ao Uso e Atendimento (Mobiliza Conviva) é feita pelo CIEDS, percebeu a necessidade de estudar o tema e buscar soluções coletivamente. Para isso, criou um ambiente virtual totalmente dedicado à criação de redes de trocas e à disseminação de informações confiáveis sobre esses desafios no contexto da educação.

“A área foi construída logo que a quarentena começou. A primeira fase foi a de dar enfoque em notícias e orientações. O que as secretarias mais precisavam, no nosso entendimento, era entender o que poderia ser feito. A partir daí, a gente foi evoluindo. Hoje, o intuito da área é concentrar os recursos do Conviva e de parceiros que tenham relação ao combate ao coronavírus”, explicou Elis Verri, coordenadora do Conviva.

O novo espaço da plataforma é dividido em quatro núcleos: Galeria de Vídeos; Notícias e Orientações; Experiências; e Fórum de Perguntas. Os dois primeiros são abertos para qualquer usuário e os dois últimos necessitam de login para o acesso, pois são voltados especificamente aos dirigentes e funcionários de secretarias municipais de educação cadastrados no Conviva.

“Em meados de março, a primeira coisa que identificamos foi necessidade de orientar os municípios de forma centralizada. Havia informações de todos os lados e algumas muito equivocadas. Nós, como um sistema de referência, tínhamos certa obrigação de concentrar orientações reais para os municípios. Criamos um botão no cabeçalho. Assim, o município entrava e já se depararam com as notícias.”

O fato de a ala de Notícias e Orientações ser totalmente liberada ressalta a importância de todos, não apenas os profissionais da educação, se manterem informados com conteúdos verdadeiros e elucidativos, em combate às fake news. Neste núcleo, há notícias apuradas pela própria equipe do Conviva Educação, além de uma curadoria de outras matérias, de diferentes veículos e portais ligados à educação. Todo o conteúdo inserido na plataforma tem como foco o profissional da educação e seus desafios neste momento.

Algumas notícias também estão disponíveis em formato audiovisual, na Galeria de Vídeos, outra área liberada. É neste espaço que também estão reunidas videoconferências feitas com profissionais relevantes da educação, que foram entrevistados pela equipe do Conviva.

“Já produzíamos essas videoconferências. Escolhíamos um tema que estava em pauta no cenário nacional. Nesse novo contexto, resolvemos fazer uma por semana, sempre com assuntos quentes. O início de tudo foi essa necessidade de amarrar melhor os assuntos.”

Em um dos vídeos, por exemplo, Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM, falou sobre educação integral em tempos de pandemia. Tanto o CIEDS, como a Fundação SM e o Instituto Natura são parceiros do CREI – Centro de Referências em Educação Integral. Clique aqui para assistir.

Outro vídeo interessante foi uma conversa sobre a relação entre família e escola neste contexto de coronavírus. Participaram Cristiana Berthoud (Dirigente Municipal de Educação de Tremembé, em São Paulo), Gustavo Estanislau (Psiquiatra integrante do grupo Cuca Legal, da Universidade Federal de São Paulo/Unifesp, e autor do livro Saúde Mental na Escola) e Maria Rebeca Otero Gomes (Coordenadora do Setor de Educação da Unesco no Brasil). Clique aqui para assistir.

Por fim, as áreas fechadas reúnem relatos de experiências das secretarias municipais de educação, que mostram de que forma os profissionais estão lidando com os desafios que apareceram com a suspensão de aulas e do avanço do coronavírus. Todos os textos foram enviados por profissionais que estão na ativa e foram selecionados pela equipe do Conviva. Na ala Fórum de Perguntas, ainda é possível deixar dúvidas e responder perguntas, como forma de interagir com outros educadores. A prática incentiva a criação de redes e a troca de soluções entre os 5.137 municípios e mais de 32 mil usuários cadastrados.

“O Conviva está aberto, no sentido de receber as demandas do municípios. Na área de fórum, se os municípios têm alguma dúvida de gestão, podem colocar ela lá, compartilhar esse problema, que a gente vai se mobilizar para apoiar da melhor forma possível e vai tentar ajudar”, explica Elis, completando ainda que optaram por deixar o espaço de respostas aberto, caso outro município queira apresentar sua solução para a questão. “Queremos fortalecer essa ideia de troca e sinergia entre eles.”

O Conviva é iniciativa da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e conta com o apoio de 10 instituições e fundações parceiras, sendo o Instituto Natura o atual gestor.

Para acessar o ambiente virtual dedicado ao combate ao coronavírus, clique aqui.