• Compartilhar

Comunidades Ativas: Caminhos para a Sustentabilidade

Notícia
4 setembro 2020
Comunidades Ativas: Caminhos para a Sustentabilidade

Nesta quarta (9 de setembro), às 18h, as 62 iniciativas contempladas nas duas edições do Edital Emergencial Comunidades Ativas contra a COVID-19 e o público em geral estão convidados a acompanhar o Seminário Virtual Comunidades Ativas: Caminhos para Sustentabilidade. O encontro irá abordar a ação em rede e a parceria com o investimento social privado como um caminho para a sustentabilidade das ações e para construção de estratégias reestruturantes.

A mesa “Ações em Rede” trará as experiências desenvolvidas em Paraisópolis - São Paulo, e na Favela do Aço - Rio de Janeiro,  apresentando as aprendizagens para articular e manter a ação coletiva. Já o painel “Captação de Recursos” trará a empresa Sabesp e o Centro Brasileiro de Voluntariado apresentando informações sobre como projetos comunitários podem melhor organizar suas propostas para estabelecer parcerias com o setor privado.

Diante do acirramento dos contextos de vulnerabilidades e desigualdades sociais por conta da pandemia de Covid-19, as lideranças e iniciativas comunitárias vêm se organizando e se engajando na implementação de ações de resposta humanitária. Além disso, esse contexto vem desafiando ainda mais os inúmeros projetos sociais a se reinventarem na ação de desenvolvimento comunitário. Nesse cenário, são realizadas 9. 

Trata-se de uma ação do Edital Fazedores do Bem+Active Citizens que visa reconhecer e apoiar iniciativas de lideranças, coletivos e/ou instituições que promovem o bem comum e o desenvolvimento em seus territórios. As iniciativas selecionadas no edital de emergência recebem uma doação de R$ 2.500. Na segunda edição, além da doação, vão participar de uma formação para lideranças comunitárias na metodologia Active Citizens.  

O Edital Fazedores do Bem Comunidades Ativas é uma parceria do CIEDS com o Conselho Britânico e com a Associação das Academias do Brasil. A transmissão do encontro será aberta ao público e estará disponível no Youtube e no Facebook.

 

Veja a programação:

 

Painel 1 – Ações em rede

 

Mediação: 

Aldeli Carmo

Gerente de Inclusão Social e Bem-estar no CIEDS, graduada em Serviço Social com especialização em Serviço Social e Saúde. 

  

Gilson Rodrigues 

Conhecido como "Prefeito de Paraisópolis", Gilson Rodrigues é coordenador Nacional do G10 das Favelas, empreendedor social, consultor e líder comunitário. Presidente do Instituto Escola do Povo, organização responsável pela alfabetização de mais 7 mil pessoas. Fundou projetos esportivos e culturais, como Craques do Amanhã, Orquestra e Ballet de Paraisópolis. Liderou o maior programa de urbanização da América Latina para a transformação de favela Paraisópolis em bairro com investimentos que já somam 1 bilhão de reais. Devido a esses e outros projetos, recebeu o reconhecimento e premiações em mais de 12 países. Recentemente, realiza iniciativas de combate à pandemia do novo coronavírus para diminuir o impacto nas comunidades do Brasil. 

 

Moanan Couto  

Moanan Couto tem 21 anos e é moradora do Cesarão em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio. Estudante de Direito pela UERJ e co-fundadora do projeto Levante Aço, para adolescentes e jovens da Favela do Aço e representante da União Coletiva pela Zona Oeste (UCZO).

 

Painel 2 – Captação de recursos

 

Mediação:

Ana Paula Bessa 

Bacharel em Comunicação, com MBA em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas e especialização em Gestão Esportiva pela FIA e Gestão de Projetos para Desenvolvimento pelo BID. Possui mais de 10 anos de experiência na gestão de programas de desenvolvimento social e hoje lidera a área de Sociedade/Comunidades Inclusivas do British Council no Brasil. 

 

Erika Santanna (CBVE/Sabesp)

Assistente Social e Socióloga, atuou em quatro países na questão social e no Brasil em empresas, ong’s e províncias. Foi Secretária da Política de Mulheres e Coordenadora na Secretaria de Direitos Humanos do Município. Atualmente é apresentadora do programa Inteligência Solidária na TV Pública, Professora Universitária e Coordenadora do Programa de Voluntariado da Sabesp.