• Compartilhar

CIEDS-SP Participa do I Seminário de Aprendizagem Profissional: Os Desafios do Primeiro Emprego

Notícia
17 maio 2011
CIEDS-SP Participa do I Seminário de Aprendizagem Profissional: Os Desafios do Primeiro Emprego

Em 10 de maio, foi realizado pelo Centro de Apoio ao Trabalhado – CAT o I Seminário de Aprendizagem Profissional: Os Desafios do Primeiro Emprego. O CIEDS foi convidado a compor a mesa redonda do evento devido à sua atuação com o projeto Multiplicar Jovem Aprendiz, realizado em parceria com o UNICEF e com financiamento do Banco Barclays, com o objetivo de promover ações de fortalecimento de Organizações Sociais para qualificar e inserir jovens no mercado de trabalho por meio da lei da aprendizagem (Lei nº. 10.097/2000) e cultura empreendedora.

Durante uma manhã foram reunidos representantes de diversos setores da sociedade com o objetivo de promover a reflexão e o debate sobre a questão da Aprendizagem Profissional e de que forma se apresentam as oportunidades para o jovem ingressar no mercado de trabalho. A programação teve início com a palestra “Panorama da Lei da Aprendizagem Profissional na Cidade de São Paulo”, do Sr. Atílio Machado Peppe, Gerente do Núcleo de Programais Sociais da Secretaria Regional de Trabalho e Emprego de São Paulo.  

A palestra foi seguida de uma Mesa Redonda, cujo tema foi “A realidade atual das empresas e das associações”, tendo como Mediador o Prof. Reinaldo Bulgarellei (Sócio-diretor da Txai Consultoria e Educação), e tendo como expositores: Silvio Kaloustian (Coordenador do UNICEF São Paulo), Elisabeth Cristina Alvarenga (Coordenadora do CIEDS São Paulo), Cristiane Pedote (Diretora Executiva do Banco Barclays SA), Daniela Rodriguez de Castro (Coordenadora Executiva da Atletas pela Cidadania), João Ribas (Coordenador do Serasa Experian), Sonia Alakaki (Gerente de Processos de Aprendizagem da Avape) e Leila Kido (Gerente de Recursos Humanos da Natura).

O debate tratou de pontos fundamentais para a questão da Aprendizagem Profissional, tais como a  definição de políticas públicas voltadas à empregabilidade, a importância da Lei do Aprendiz na inserção do jovem no mercado de trabalho e a sua formação e qualificação profissional neste processo.

“Nessa oportunidade foi possível a discussão com as organizações parcerias do Multiplicador Jovem Aprendiz e os jovens capacitados por essas organizações sobre as conquistas e dificuldades para inclusão de jovens no mundo do trabalho. É de extrema importância as ações em rede entre as organizações, o poder público e as empresas privadas para a garantia de direitos no cumprimento de cotas da Lei da  Aprendizagem, em que grande parte do trabalho tem por objetivo sensibilizar as empresas para o cumprimento das cotas. A relação entre os profissionais de mercado e o jovem aprendiz, na maioria dos casos, abre uma oportunidade de descobertas e quebra de paradigmas com relação aos jovens provenientes de situações de alta vulnerabilidade social. Outro ponto importante foi a disseminação da cultura empreendedora como oportunidade de trabalho e renda.” – afirmou Elisabeth Cristina Alvarenga, Coordenadora do CIEDS São Paulo.