• Compartilhar

CIEDS reúne 18 instituições em workshop

Notícia
1 agosto 2014
CIEDS reúne 18 instituições em workshop

Representantes de 18 organizações participaram do workshop sobre Instrumentos de Gestão, oferecido pelo projeto Lideranças Comunitárias – São Paulo/2014, que é uma iniciativa da  SulAmérica Seguros, Previdência, Investimentos e Capitalização em parceria com o CIEDS, que tem como objetivo fortalecer lideranças locais e organizações sociais, por meio de workshops e assessoria técnica, para o desenvolvimento institucional sustentável.

O encontro, realizado na sede do Projeto Casulo, localizado na comunidade Real Parque, em São Paulo, foi conduzido pela consultora e auditora de Sistemas de Gestão com MBA em Gestão Empresarial, e voluntária do CIEDS, Elisabete Martins, que explanou sobre identificação e mapeamento de processos, padronização de tarefas, indicadores para mensuração de resultados e fluxo de elaboração de projetos.

Ricardo Xavier, coordenador de desenvolvimento institucional do Projeto Casulo, acredita que os conceitos trabalhados são de suma importância para o desenvolvimento das organizações. “A Elisabete é uma profissional muito capacitada, e enquanto ela nos trazia teorias, nós já conseguíamos visualizar como utilizar aquele conteúdo no dia a dia, não só no nosso projeto, mas também na relação de parceria com outras organizações do entorno”, afirma. “Nós acreditamos muito no trabalho colaborativo. Eu acho que receber outras organizações no Casulo contribui diretamente para que nós possamos trocar experiências e informações que são relevantes para o grupo. Nós acreditamos muito neste trabalho de rede”, complementa Ricardo.

Para João do Nascimento, captador de recursos da Bioleo, o encontro, além de ser uma oportunidade para que as organizações fortaleçam seus papéis e o relacionamento com os parceiros, foi uma oportunidade de aprender como tornar os processos de sua organização mais eficazes. “A questão de instrumentos de gestão é muito importante para as organizações. A palestra pode contribuir de maneira muito positiva, pois alguns instrumentos apresentados são de fácil adesão às organizações”, conta.

Além de contar com representantes da SulAmérica, do CIEDS e do Projeto Casulo, o evento contou com a participação das seguintes instituições: Instituto Bioleo, Associação de Moradores da Favela Cachoeira, Criança Segura, Associação Comunitária Vila Clara em Ação, GRAAC, S.O.S Pankararu, Mulheres em Ação, Coletivo Peso, Sociedade Amigos do Bairro Real Parque – Visconde, AMAP, ABCD Nossa Casa, Amacris, Núcleo Sócio Educativo Nossa Senhora da Providência,  Associação Criança Brasil e CEU Caminho do Mar.

O tema do próximo workshop será Elaboração de Projetos. As organizações participantes também contarão com assessoria para elaboração de um plano de desenvolvimento institucional, plano de sustentabilidade e captação de recursos.