• Compartilhar

CIEDS participa do Encontro da Rede de Pontos de Cultura

Notícia
19 dezembro 2011
CIEDS participa do Encontro da Rede de Pontos de Cultura

Nos dias 16 e 17 de dezembro de 2011, aconteceu o Encontro da Rede de Pontos de Cultura do Estado no Memorial da América Latina, em São Paulo, em que o CIEDS e o Ponto de Cultura Jovens Mediadores de Leitura esteve representado por Ana Lígia Costa e Vanessa Camargo.

O objetivo deste encontro, organizado pelo Governo do Estado de São Paulo e pela Secretaria da Cultura com apoio do Ministério da Cultura, foi fortalecer a rede composta por 301 Pontos de Cultura no Estado, além de estabelecer um diálogo de “fazeres e saberes” entre eles e o Poder Público.

Com a participação de aproximadamente 750 pessoas, o evento foi dividido em três momentos: explanação em Plenária, discussões em grupos por região administrativa e grupos temáticos.

Permearam nas discussões temas como: Economia Solidária e Economia Criativa para os Pontos de Cultura, apresentação de estudos do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), discussões sobre o Plano Nacional de Cultura e a Lei Cultura Viva. Tendo sempre como elemento de catálise a atuação dos Pontos de Cultura nas comunidades.

“Acredito que este encontro serviu para dar visibilidade e promover a articulação entre os Pontos de Cultura”, afirma Vanessa Camargo que participou do Grupo Temático de Livro e Literatura, “os grupos temáticos serviram para aproximar ainda mais os Pontos de Cultura e foi possível discutir ações de sustentabilidade. É preciso nos aprofundar nas políticas que o poder público tem colocado à disposição e nos posicionar, com ações propositivas, para melhoras dessas políticas culturais” finaliza.

Hoje no Estado de São Paulo há 301 Pontos de Cultura que atingem, conforme dados do Catálogo da Rede de Pontos de Cultura, 176 município paulistas, 15 regiões administrativas, 212.817 público direto e 1.032.512 público indireto.