• Compartilhar

CIEDS participa da Primeira Consocial em São Paulo

Notícia
1 março 2012
CIEDS participa da Primeira Consocial em São Paulo

Na segunda feira, dia 27 de fevereiro, foi realizada a etapa municipal da Primeira Conferência Sobre Transparência e Controle Social, a Consocial, que tem por objetivo promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública.

A 1ª Consocial foi convocada pela Presidência da República que atribuiu à Controladoria Geral da União (CGU) a responsabilidade de coordenar as conferências que darão subsídio à elaboração de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social.

Os trabalhos da Consocial se balizaram em 4 eixos temáticos: Promoção da Transparência Pública e Acesso à Informação e Dados Públicos; Mecanismos de Controle Social, Engajamento e Capacitação da Sociedade Civil para o Controle da Gestão Pública; Atuação dos Conselhos de Políticas Públicas como Instâncias de Controle e, por fim, Diretrizes para a Prevenção e Combate à Corrupção. Cada eixo aprovou cinco propostas/diretrizes que serão levadas à etapa estadual da Conferência.

O CIEDS esteve ali representado por Clarissa Malinverni, Américo Sampaio e Thiago Godoi, que participaram nos grupos de trabalho de três dos quatro eixos temáticos. É legitimo e de extrema importância que as associações da sociedade civil participem nesses espaços de debate e de proposições, contribuindo à construção de uma sociedade mais justa, o que compagina com a nossa missão.

Visite o site da Consocial: www.consocial.cgu.gov.br.