• Compartilhar

CIEDS inaugura Unidade de Reinserção Social para grávidas e recém-mães

Notícia
3 dezembro 2019
CIEDS inaugura Unidade de Reinserção Social para grávidas e recém-mães

“E o tormento, esse teu sofrimento, eu também já posso sentir. Vê se aquieta o coração para quando eu sair daqui”. O trecho da música “Nove Meses”, de Bárbara Dias, ilustra bem o sentimento de muitas grávidas em vulnerabilidade social. Pensando nelas, o CIEDS, a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) inauguraram a Casa das Margaridas, serviço inovador com equipe multiprofissional para atender essas mulheres e contribuir com a inserção social não somente delas, mas também de seus filhos. 

A iniciativa, primeira dessa natureza no Rio, terá como uma das principais estratégias de acolhimento a maternagem, que significa o afeto e o profundo desejo de cuidar. De acordo com Marcella Gavinho, Coordenadora de Projetos Sociais do CIEDS, as usuárias serão capazes, a partir da experiência na casa, de fazer melhores escolhas para si mesmas e para os filhos, podendo seguir seus processos de reinserção social junto a eles. 

“Muito se fala dos filhos abandonados, mas pouco se fala das mães abandonadas: suas dores, suas angústias e sua luta, quase sempre solitária, para reiniciar a caminhada da vida. Então, este projeto vai focar principalmente na questão da expectativa da mulher, para que ela possa se reinserir na família, no mercado de trabalho e que consiga reconstruir sua vida, de preferência ao lado do seu filho. Mas, escolha é dela”. 

                        

Vamos atender 20 pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social, entre grávidas, recém-mães e seus filhos. Elas vão contar com uma equipe de assistentes sociais, psicólogos, educadores e nutricionistas, entre outros profissionais. Além disso, o local vai oferecer um veículo 24 horas para levá-las à maternidade municipal mais próxima, caso entrem em trabalho de parto. 

Um casarão de dois andares com bela fachada histórica de pedras, localizado em Campo Grande, no Rio de Janeiro, atenderá as novas moradoras e seus filhos. Eles vão se dividir em quatro espaçosos quartos, que contam com camas e berços em cada um. Escolhido a dedo, o espaço também tem sala, cozinha, varanda e área de serviço, tudo que possa oferecer dignidade, conforto e facilidade nos serviços prestados diariamente a todos.

                        

As Unidades de Reinserção Social são equipamentos da Prefeitura do Rio de Janeiro em gestão compartilhada com o CIEDS, com acolhimento direcionado também a crianças, adolescentes, adultos e idosos.