• Compartilhar

CIEDS, Fundo Social e Xerox - Investimento na mudança de vidas

Notícia
10 dezembro 2003
CIEDS, Fundo Social e Xerox - Investimento na mudança de vidas

O conceito de Escola CIEDS é o de oferecer aos beneficiários do projeto condições de pavimentar caminhos que os levem efetivamente a uma condição de autonomia. Voltada para a formação empreendedora, capacitando lideranças e moradores de comunidades de baixa renda para formular e gerir projetos econômicos e sociais. “O curso oferece ferramentas para ajudar o participante a reconhecer as demandas locais, formular projetos, captar recursos e aplicá-los da melhor forma possível”, explicou Beatriz Matta, Coordenadora Regional do Cieds São Paulo à presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Furlan no momento da assinatura da parceria.

Depois de comprovada a constante ação do Fundo Social de Solidariedade de Barueri no município em medidas que integram os objetivos de desenvolvimento e educação comunitária, e apontado o bairro do Parque Imperial, como o de maior vulnerabilidade social, o CIEDS resolveu abrir a primeira escola no Centro Comunitário da rua Hercília Barbosa, destinado na formação de 30 jovens e 30 mulheres da comunidade local.

No mesmo período da implantação da Escola CIEDS em Barueri, a capital paulista também receberá o projeto no bairro da Vila Nova Cachoeirinha, sediada no Centro Cultural da Juventude voltado para 30 jovens. Ambos funcionarão com patrocínio da Xerox do Brasil, por meio da área de responsabilidade social, coordenada por Luciara Capretz. Com duração de um ano, a parceria prevê por parte do Fundo Social, o apoio logístico e estrutural, divulgação, com atenção especial voltada na mobilização da comunidade local.

Por parte do CIEDS a parceria prevê desde a seleção das participantes indicadas, material de divulgação impresso, bem como materiais de acompanhamento e monitoramento, planos de trabalho, material didático, inclusive o necessário para o desenvolvimento das atividades, planejamento dos módulos, no período de 04 meses e ainda auxílio lanche e transporte para os destinatários. Está previsto ainda a realização de três grandes eventos pela Escola Cieds em Barueri, concurso de cartões postais, seminário local integrado, bem como o encaminhamento de 3 (três) projetos que receberão, cada um, o Recurso Semente, no valor de R$ 1.500,00.

A presidente do Fundo Social, Sônia Furlann depois de assinar o termo de parceria, afirmou que “Escola CIEDS vai descobrir na nossa comunidade pessoas de valor, que tenho certeza, terão suas vidas mudadas para melhor. Estamos com esta parceria, oferecendo a chance destes jovens e mulheres de serem cidadãos, por esforço próprio, com dignidade e uma vida mais feliz.” Assinaram também pelo Fundo Social, a vice-presidente, Valéria Fugii e pelo Cieds, além de Beatriz Matta, Soraia Saura, como testemunhas, a coordenadora do Centro Comunitário Hercília Barbosa, Susana Barbosa e a jornalista do Fundo Social de Barueri, Fabíola Sarcinella.