• Compartilhar

CIEDS em intercâmbio sobre esporte educacional

Notícia
2 julho 2014
CIEDS em intercâmbio sobre esporte educacional

O CIEDS, ao concorrer ao edital da Rede de Voluntários “Partness of the Americas”, foi selecionado para participar do programa “Esporte para Comunidade: Líderes Emergentes no Programa de Ação”, nos Estados Unidos. Sergio Pereira, gerente do projeto sócio esportivo Craque do Amanhã, vai representar a instituição, que trabalha o esporte para o desenvolvimento em diferentes projetos.

O programa vai reunir jovens representantes de 15 instituições brasileiras, que viajarão para os Estados Unidos, e lá ficarão na sede de uma organização social durante um mês e receberão um treinamento que auxiliará no desenvolvimento de tecnologias sociais para serem aplicadas em qualquer modalidade esportiva. Com isso irão desenvolver competência técnica e formar uma rede de parcerias para trazer maiores benefícios a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

O CIEDS poderá aprimorar suas metodologias que além de trabalharem as habilidades no esporte, também trabalham  valores como ética, solidariedade, socialização e comportamento, entre os jovens.

Para Sergio Pereira, esta é uma experiência marcante, tanto para ele, quanto para o CIEDS. “Participar desse treinamento significa um marco no trabalho do CIEDS com esporte educacional para o desenvolvimento. Nós vamos poder medir o nosso trabalho, vendo em que avançamos e em que podemos melhorar com novas tecnologias sociais”.

Um dos objetivos do programa “Esporte para Comunidade” é, por meio do legado deixado por megaeventos esportivos como Copa do Mundo e Olimpíadas, estimular a implantação de projetos sócio esportivos nas comunidades brasileiras.

Um mentor dos Estados Unidos virá no início de 2015 para o Brasil para conhecer o trabalho do CIEDS, e assim, desenvolver junto à instituição um projeto sócio esportivo de baixo custo. Por fim será sistematizado, se tornando uma boa prática.