• Compartilhar

CIEDS é reconhecido como melhor ONG do Brasil pelo thedotgood

Notícia
12 junho 2023
CIEDS é reconhecido como melhor ONG do Brasil pelo thedotgood

O CIEDS foi reconhecido internacionalmente como a melhor ONG do Brasil e a 48ª do mundo pelo thedotgood, prestigiada organização de mídia independente sediada em Genebra, na Suíça. O prêmio é um dos mais importantes entre organizações não-governamentais do mundo. Nos últimos anos, seguimos uma tendência constante de evolução. Crescemos cinco posições no mundo, em comparação a 2022, quando ficamos em 53º lugar. Desde 2017, só melhoramos nossa performance no ranking. Já subimos 30 posições na lista global e agora chegamos ao topo do ranking no Brasil – um grande orgulho e o reconhecimento do trabalho de todos. 
 
Para Vandré Brilhante, Diretor-Presidente do CIEDS, o prêmio valida que o modo de atuação do CIEDS, cuja missão é a construção de redes para a prosperidade, é um caminho para a resolução de problemas sociais complexos, como o combate à extrema pobreza. 
 
"O prêmio, quando reconhece uma instituição como o CIEDS, reforça que a nossa forma de atuar, múltipla e em redes, por meio de parcerias estratégicas, é uma tecnologia social poderosa. Nós não atuamos com uma causa única, e sim dessa forma multifacetada. Esse prêmio do thedotgood hoje reforça, para mim, que estamos indo na direção certa. Podemos dizer com orgulho que o CIEDS é uma instituição que realmente faz a diferença", escreve o diretor, em um artigo publicado em seu LinkedIn. No texto, ele ainda elabora quatro aspectos que fizeram o CIEDS chegar ao topo. 

Sobre o thedotgood  
 
O thedotgood é um dos mais respeitados rankings internacionais que avaliam os impactos locais e globais de ONGs pelo mundo. O prêmio é realizado anualmente pela organização homônima de mídia independente sediada em Genebra, na Suíça, e até 2021 se chamava NGO Advisor. Participam dele milhares de instituições de diferentes países.  
 
Os avaliadores internacionais seguem critérios técnicos rigorosos, que vão além dos demonstrativos financeiros. São organizações com governança centrada em pessoas, inovação e impacto, que realizam ações que resultam no que a premiação chama de “lucro social”. 
 
A lista inclui as 200 melhores ONGs do mundo, que são consideradas pelo thedotgood como a "Ivy League" da Esfera do Bem Social – a denominação foi criada pela organização, que entende que os termos “não governamental” e “sem fins lucrativos” atingiram seus limites para articular com precisão a realidade das ações do Terceiro Setor hoje. 
 
Na visão da premiação, as ONGs assumiram uma liderança ambiciosa para expor e enfrentar os muitos desafios que afetam nossas sociedades. Da resposta a crises humanitárias ao foco no desenvolvimento e nos esforços de advocacia em conjunto, os limites do setor estão se movendo e evoluindo, para acompanhar as mudanças contínuas e rápidas das comunidades.