• Compartilhar

CIEDS desenvolve oficinas de gestão para organizações sociais a convite do Instituto EDP

Notícia
10 agosto 2011
CIEDS desenvolve oficinas de gestão para organizações sociais a convite do Instituto EDP

O CIEDS foi convidado a ministrar oficinas de gestão para organizações sociais em Vitória (ES) no dia 25 de julho, em Palmas (TO) no dia 27 de julho e em São José dos Campos (SP) no dia 29 de julho, com o objetivo de aprimorar e fortalecer a gestão das organizações apoiadas pela EDP e promover sua sustentabilidade institucional.

Foram abordadas questões fundamentais como: conceitos de Primeiro, Segundo e Terceiro Setor; o que é sustentabilidade no terceiro setor; a importância da comunicação (interna e externa). Pudemos compartilhar as experiências do CIEDS em modelos de gestão sustentável, estrutura interna da organização, gestão de projetos e sistematização das aprendizagens e, além disso, dialogar com as experiências das organizações participantes e criar espaço para o debate sobre como gerar novas tecnologias.

Em cada uma das localidades tivemos participantes das mais diversas áreas de atuação, o que de fato possibilitou uma troca muito rica entre as práticas adotadas pelas organizações e até mesmo criando referenciais para mudanças e correções de rumos nos trabalhos desenvolvidos.

Para Paulo Ramicelli, assessor da diretoria do Instituto EDP, a realização desta atividade evidencia o seu grande diferencial em termos de investimento social, que é ir além do apoio financeiro e promover, também, o desenvolvimento e o fortalecimento das organizações parceiras, garantindo um maior impacto social de suas ações. Ao longo deste ano serão realizadas várias oficinas com os diferentes parceiros do Instituto, para que as organizações possam se aprimorar continuamente.

“Essa experiência possibilitou conhecer diferentes culturas e ver como o Terceiro Setor avançou e muito tem a progredir. O fortalecimento desse segmento ainda é uma necessidade, pois precisamos fazer com que as nossas organizações sejam cada vez mais flexíveis na conquista de diferentes parceiros. Para alcançarmos a sustentabilidade institucional é necessário lançar mão de um projeto político institucional sério e que a organização esteja saudável em todas as suas dimensões”, observou Adriano Oliveira, gestor do núcleo de projetos.

O Instituto EDP é parceiro do CIEDS na realização do projeto Escola CIEDS - Desenvolvimento Local em Foco e já nos apoiou com os projetos Colorindo Minha Cidade e Desenvolvendo Pessoas, Fortalecendo o Desenvolvimento Local.