• Compartilhar

Caravana Craque do Amanhã mobiliza escolas e projetos

Notícia
19 maio 2014
Caravana Craque do Amanhã mobiliza escolas e projetos

Disseminar o esporte como ferramenta educacional em uma partida de futebol onde os jogadores criam as próprias regras. Essa é a proposta da "Caravana Craque do Amanhã", uma ação do projeto Craque do Amanhã, financiado pela distribuidora de energia Ampla e executado pelo CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável). A caravana percorrerá dez escolas e dois projetos sociais do município de São Gonçalo, no Rio, no período de maio a outubro. O objetivo é promover jogos de futebol baseados na metodologia do futebol três tempos, popularmente conhecido como futebol de rua e utilizado pelo programa Football For Hope da FIFA, que tem uma parceria com o CIEDS.

O futebol três tempos trabalha com crianças e adolescentes valores como respeito ao próximo, solidariedade, tolerância, cooperação, dentre outros pontos. O que vale na partida não é necessariamente a quantidade de gols marcados, e sim o fair play (jogo limpo). Os próprios jogadores estabelecem as regras, que, durante o jogo, devem ser colocadas em prática, valendo pontos. No final, os jogadores de ambas as equipes falam como se sentiram durante a partida e debatem se todos agiram de acordo com as regras instituídas. 

Para Sergio Pereira, gerente do projeto Craque do Amanhã, essa iniciativa coloca em prática o conceito de futebol como ferramenta para o desenvolvimento educacional.  "Esse tipo de ação mostra para os professores de educação física e para os jovens que é divertido e fácil criar metodologias educativas por meio do futebol", disse.

Enquanto a bola rola no campo, a Ampla, financiadora do projeto, realizará palestras que integram o programa "Consciência Ampla", com dicas de consumo consciente de energia, com o objetivo de fomentar ainda mais a participação da família no ambiente escolar. Além disso, a distribuidora promoverá oficinas e trocará lâmpadas comuns por outras eficientes, que consomem menos energia, para os maiores de 18 anos que apresentarem conta de luz.

O Craque do Amanhã é um projeto educacional e sócio esportivo, executado pelo CIEDS, que utiliza o esporte como ferramenta de educação para fortalecer a autonomia de crianças e adolescentes. Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, o projeto conta com o financiamento do programa Football For Hope, Ampla, Ambev e Criança Esperança da Rede Globo.