• Compartilhar

BR x EUA: juntos no esporte educacional

Notícia
28 novembro 2014
BR x EUA: juntos no esporte educacional

Entre os messes de outubro e novembro, Sérgio Pereira, gerente dos projetos Craque do Amanhã e do Lideranças Comunitárias, esteve em Washington (EUA) participando do intercâmbio Sport for Community promovido pelo governo americano através do Sport United.

Com o objetivo de utilizar o esporte como propulsor de resultados positivos para comunidades e líderes jovens, o Sport for Community selecionou 14 representantes de instituições não governamentais brasileiras para trocarem vivências com instituições dos EUA. 

O intercâmbio, dividido em três fases – conhecendo o terceiro setor americano, experiência de campo e reunião de trocas de vivências entre os participantes – proporcionou o entendimento de práticas com a ONG DC Scores, visitada por Sérgio. 

“A DC Scores foi escolhida por possuir sinergias com os projetos que gerencio no CIEDS.”, explica Sérgio. No Craque do Amanhã, o futebol é utilizado como fio condutor para o desenvolvimento integral – físico, psicológico e social – de jovens. Já o Lideranças Comunitárias busca ampliar as perspectivas de futuro de adolescentes entre 15 e 20 anos, planejando e definindo estratégias de continuidade de estudos, bem como se envolvendo em ações nas suas comunidades.

Sobre a experiência do intercâmbio Sérgio afirma com entusiasmo: “Foi uma experiência muito rica. A DC Scores abrange 47 escolas em Washington e aproximadamente 15000 alunos. O trabalho articula entre os jovens o futebol, a poesia e o trabalho voluntário e proativo em comunidades, todos sistematicamente divididos de acordo com as estações do ano.”

Para dar continuidade ao que foi desenvolvido durante o intercâmbio, a metodologia vivenciada será adaptada para um projeto do CIEDS supervisionado por Sérgio e fomentado pelo próprio programa Sport for Community.