• Compartilhar

BECO, nova incubadora do CIEDS, vai impulsionar negócios na Rocinha

Notícia
2 maio 2023
BECO, nova incubadora do CIEDS, vai impulsionar negócios na Rocinha

A Rocinha é a maior favela do país, com população de 69 mil habitantes, de acordo com o Censo de 2010, mas que pode chegar a até 120 mil pessoas, segundo registros da Light S.A. Um levantamento do Sebrae Rio de 2011 sobre empreendedorismo na região revelou que, dos cerca de 6.500 negócios existentes na comunidade, 90% eram informais. Muitos empreendimentos ainda esbarram na falta de incentivo e no pouco acesso a investimentos e formações.  Com um grande potencial criativo e produtivo no território, o CIEDS lança, na Rocinha, a BECO – Incubadora Criativa, voltada para apoiar e acelerar negócios de impacto de periferia. 

A incubadora é resultado do projeto Favela Inteligente da Faperj, em apoio ao Parque de Inovação Socioambiental da Rocinha, e tem sede junto à Biblioteca Parque C4, em uma parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. 

Inicialmente, serão 10 negócios selecionados. A incubação conta com atividades híbridas, com formação empreendedora, eventos presenciais e virtuais. Durante o processo, os empreendedores receberão suporte no planejamento e desenvolvimento de seus negócios nas áreas de gestão, desenvolvimento de produtos e serviços, captação de recursos e acesso a mercado e investimentos.  

Os empreendedores terão ainda mentorias individuais com especialistas de mercado e rodadas de negócio para se conectarem a outras redes e a possíveis parceiros e investidores. Durante todo o processo de incubação, o espaço de coworking da incubadora estará disponível para os selecionados. 

Além da incubação dos 10 negócios selecionados, a BECO também tem como objetivo atuar em cooperação com iniciativas junto à comunidade, fortalecendo a ambiência empreendedora já existente na Rocinha através de ações em rede. 

Quero me inscrever na BECO! O que fazer? 

Moradores e empreendedores da Rocinha, maiores de 18 anos, que já possuem um negócio ou iniciativa de impacto e buscam potencializá-la, podem se inscrever no processo de incubação de negócios. Serão aceitos projetos nas áreas de meio ambiente, sustentabilidade, tecnologia da informação e economia criativa (Arquitetura, Artes Cênicas, Audiovisual, Biotecnologia, Design, Editorial, Expressões Culturais, Moda, Gastronomia, Música, Patrimônio e Artes, Pesquisa & Desenvolvimento, Publicidade & Marketing). 

A incubação é gratuita e as inscrições estão abertas até 12 de maio, no link abaixo: 

https://bit.ly/incubarocinha2023 

 

O CIEDS e o empreendedorismo 

Para o CIEDS, empreender é muito mais do que abrir um negócio. É ser capaz de protagonizar uma mudança real na sociedade. Assim, fomentamos nos empreendedores com os quais trabalhamos a busca por novas soluções, que sejam mais eficazes, eficientes e sustentáveis do que as existentes e que gerem valor para a sociedade como um todo. Neste sentido, na visão do CIEDS, os empreendedores sempre serão agentes de mudança. 

Temos experiência na condução de programas de empreendedorismo, caso do Shell Iniciativa Jovem, que alavanca negócios de alto impacto e potencial para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico local. A gestão é realizada pelo CIEDS há 13 anos e nossa atuação nos rendeu até um prêmio na categoria "Realização Excepcional para um Parceiro de Implementação do LiveWIRE" (Outstanding Achievement for a LiveWIRE Implementing Partner, no nome original). 

Também trabalhamos na construção de tecnologias sociais próprias de fomento a negócios de impacto, como o Juventude Empreendedora, que inclui um processo de educação empreendedora que desenvolva competências do futuro e ativa os potenciais das juventudes de periferias. 

Clique aqui para saber mais sobre os programas de empreendedorismo do CIEDS.