• Compartilhar

Bairro Educador - comunidade mobilizada pelo meio ambiente

Notícia
10 outubro 2010
Bairro Educador - comunidade mobilizada pelo meio ambiente

Resultados imediatos

No mapeamento local feito par para o início do trabalho nas escolas do Bairro Educador de Paciência, uma questão local foi apontada como grave: o lixo/sujeira no valão.

O Bairro Educador, Projeto da Secretaria de Educação, Prefeitura do Rio de Janeiro,  promove a articulação de redes e incentiva a participação de indivíduos e instituições nos processos educativos da comunidade escolar. O CIEDS é o executor do Projeto no município do Rio de Janeiro.

O Dia de Sensibilização pelo Meio Ambiente foi realizado na Praça Celina também conhecida como Campo do Mortadela ou Praça do Parque Estoril.  Todas as atividades propostas estão relacionadas com as orientações curriculares das disciplinas de Ciências e Geografia das duas escolas.

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos/COMLURB e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente estiveram presentes durante todo o evento e deram  o suporte necessário para o plantio das mudas pelos alunos – funcionários prepararam o terreno para plantio, levaram a terra para a praça, para as escolas e creches, além de montagem um  stand  onde apresentavam os animais que ajudam no bom funcionamento do meio ambiente.

A Creche Comunitária Parque Estoril recebeu uma nova área de lazer onde foram plantadas mudas, nos fundos do espaço. O muro externo recebeu pintura com o tema Bairro Educador,  feita com a ajuda do oficineiro José Fernandes, e a participação dos alunos das escolas, e da equipe amiga dos BEs presentes (Adriano, do BE Engenho da Rainha e Luisa, gerente de pesquisas do projeto).

"Foi uma experiência marcante! Interagir com os alunos, desde os pequenos das creches até os adolescentes do ensino fundamental, mas todos com um objetivo comum de se unirem para melhorar o ambiente onde vivem e estudam: preservar a natureza e tornar o lugar mais bonito e agradável para se viver e conviver" (Luisa, gerente de pesquisas do Bairro Educador)

Na atividade integrada de sexta-feira, o dia da Sensibilização pelo Meio Ambiente, alunos/escolas, comunidade e parceiros assumiram o compromisso de mudar este cenário. E as mudanças já estão acontecendo.

No sábado, a equipe do Bairro Educador esteve em Paciência e observou muitas mudanças no cenário.

Pneus foram colocados pelos moradores. Novas plantas também foram trazidas pelos moradores, que começam a assumir o cuidado com o espaço.

O próximo passo é formar a equipe dos monitores do jardim, Os Guardiões.  Na próxima semana, acontece reunião com a 10ª. CRE, que vai preparar 40 alunos para cuidarem dos espaços com osmoradores.

Os professores de português e ciências continuarão com as aulas integradas e em breve serão gravados novos spots para o carro de som e rádio comunitário e novos panfletos de conscientização.