• Compartilhar

Arte Ponto A Ponto, Rj, participa de Seminário de Cultura Popular

Notícia
10 dezembro 2003
Arte Ponto A Ponto, Rj, participa de Seminário de Cultura Popular

O Seminário, dentro da série Seminários Temáticos de Arte e Cultura Popular discutiu a Arte Popular e seus Universos Culturais, com palestras e oficinas. Rosangela falou da importância de participar desse tipo de evento, que integra educadores e gestores culturais, como uma oportunidade de divulgar o trabalho do Arte Ponto a Ponto e também integrar-se com outros Pontos de Cultura, como é o caso do Museu Casa do Pontal.

Os Pontos de Cultura fazem parte do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, Governo Federal. Segundo o próprio Ministério o Ponto de Cultura “é a ação prioritária do Programa Cultura Viva e articulam todas as suas demais ações. Ele é a referência de uma rede horizontal de articulação, recepção e disseminação de iniciativas e vontades criadoras”.

O grupo cultural do Arte Ponto a Ponto, executado pelo CIEDS e em funcionamento desde 2005, atua em padre Miguel, promovendo a cultura local e buscando novas alternativas de arte e lazer. O grupo formado pelo Projeto, os Brincantes de Vila Vintém – Rodamundo, que faz o resgate de danças populares, tradicionais e folclóricas. Retira dessas referências elementos e recria expressões a partir da realidade local, permitindo surgir uma nova linguagem, novas expressões e comunicação. O grupo está trabalhando numa proposta para a montagem de um espetáculo que agrega danças, ritmos e linguagem teatral.