• Compartilhar

Arte e Agito nas férias dos jovens de Minas Gerais

Notícia
10 dezembro 2003
Arte e Agito nas férias dos jovens de Minas Gerais

As oficinas aconteceram no Galpão do Projeto Valores de Minas, consolidando a parceria com o Serviço Voluntariado de Assistência Social (SERVAS), que criou e coordena o Valores desde 2005. O objetivo do Valores é promover a cidadania e a inclusão social de jovens, por meio do desenvolvimento cultural e artístico. Nessa mesma perspectiva, os professores do Projeto ministraram as aulas do Arte e Agito nas Férias.

Além de conhecer um pouco de cada oficina, os jovens tiveram a oportunidade de encontrar e interagir com outros alunos da Rede Estadual, que aderiram esse ano ao Poupança Jovem, nos municípios de Esmeraldas e Ibirité. “Nunca fiz nada parecido com o Arte e Agito. Foi ótimo porque pude conhecer outros alunos que também participam do Programa”- afirmou a aluna Evânia Silva, da Escola Estadual Imperatriz Pimenta , do município de Ibirité. Flávio Henrique Bispo Salomão, estudante de Esmeraldas, pediu licença do trabalho para participar da programação do Arte e Agito: “Eu pedi para faltar no trabalho (...) Eu amo arte e tudo que se relaciona com meio artístico, estou adorando isso aqui!”

A 4ª edição do Arte e Agito está prevista para acontecer em janeiro de 2009 e deverá atingir centenas de outros estudantes das escolas estaduais de Ribeirão das Neves, Ibirité e Esmeraldas. O Poupança Jovem, do Governo do Estado de Minas Gerais, executado pelo CIEDS, é voltado para jovens de 15 a 21 anos, estudantes do Ensino Médio que a cada ano de aprovação recebem, em Conta Poupança, R$ 1.000,00. Na formatura, eles terão poupado R$ 3.000,00. Ao final dos três anos do Ensino Médio, os jovens resgatam sua poupança e podem aplicar num negócio próprio ou investir na formação. Os jovens podem também associar-se a outros jovens do programa para fazer algum empreendimento, contando com a assistência e orientação do Poupança Jovem.