• Compartilhar

Acesso a Literatura – Direito ao saber e ao sonho

Notícia
10 dezembro 2003
Acesso a Literatura – Direito ao saber e ao sonho

Observando a falta de opções de leitura para as crianças das comunidades mais pobres de Fortaleza, um casal de canadenses montou três bibliotecas comunitárias, garantindo a manutenção das bibliotecas com recursos próprios e outros provenientes do Canadá. As bibliotecas atendem as comunidades de Pirambu, PICI e Parque Universitário.

Os fundadores das biblioteca já faleceram, e hoje quem faz contato com o Canadá para captação de recursos é sua filha, que herdou o compromisso com o estímulo do hábito da leitura. O recurso para a manutenção das bibliotecas é obtido por meio da organização de eventos realizados por voluntários da Fundação I Can. Eles promovem desfile, bingos, partidas de golfes etc. São pessoas físicas que doam recursos para a manutenção destas bibliotecas.

Estas bibliotecas atendem diariamente crianças para o incentivo ao hábito da leitura. A biblioteca oferece merenda, todas têm espaço confortável para contadores de histórias e debates sobre o material lido. Nas datas comemorativas, as equipes de educadores das bibliotecas trabalham os temas relativo as comemorações - como o descobrimento e independência do Brasil, Dia da Criança – focando leituras afins e exercícios que estimulem a reflexão sobre os temas.

As bibliotecas promovem atividades diferenciadas com as crianças. Na última quarta-feira, uma parceria com o SESC possibilitou uma aula sobre higiene bucal na comunidade do PICI, no Espaço de Leitura..