Projeto Núcleos Cariocas

O Projeto Núcleos Cariocas está pautado na Política Nacional de Assistência Social, à qual prevê a promoção da proteção social que é executada nos três níveis de proteção social: básica, especial de média e alta complexidade.

As atividades propostas são ferramentas fundamentais para a promoção social com estímulo ao aumento da autoestima e da cooperação para legitimar as habilidades pessoais e a autonomia; considerando a proposta de inclusão/inserção social por meio da convivência comunitária no enfrentamento às situações de violência social e prevenção das violações de direitos.

O Projeto Núcleos Cariocas está vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e é aplicado e/ou desenvolvido, especificamente, dentro das aplicabilidades da Subsecretaria de Proteção Social Básica – visto que as atividades propostas e sistematizadas visam propiciar meios e estratégias de inclusão social nos territórios de maior vulnerabilidade social.

Conforme previsto no plano de trabalho, tem-se como objetivo a formação e implementação de 75 (setenta e cinco) Núcleos Cariocas, cada unidade tendo como meta o atendimento de 100 (cem) usuários. Logo, o Projeto tem a capacidade e a previsão de atendimentos para 7500 (sete mil e quinhentos) pessoas, tendo como público alvo: crianças a partir de 06 (seis) anos, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

As atividades estão sendo desenvolvidas, especialmente, nos territórios de maiores índices de riscos e vulnerabilidade social, visando a realização e ou estabelecimento de ações de prevenção e atendimento às situações demandas sociais identificadas através dos atendimentos realizados, bem como dos estudos e análises feitas com relação aos territórios.

Período: Dezembro de 2011 - Dezembro de 2022

Abrangência geográfica: Rio de Janeiro

Parceria(s):