Bioma Aceleradora – Ambiente digital de aceleração de negócios de impacto

Este projeto tem como objetivo principal a estruturação da Bioma Aceleradora – que busca integrar todas as experiências consolidadas na gestão dos projetos de empreendedorismo do CIEDS (Shell Inciativa Jovem, Juventude Empreendedora, Engaja, TEIA) de forma digital por meio de ferramentas próprias já consolidadas de suporte aos empreendedores e desta forma ampliar o número de negócios acelerados em um formato cem por cento digital com inteligência embarcada.

O projeto também vislumbra os seguintes objetivos que amparam a proposta:

- A ampliação do número de negócios de impacto atendidos pelo CIEDS, em especial nas regiões onde a instituição possui atuação de forma remota, mantendo a qualidade dos projetos hoje desenvolvidos.

- Contribuir para o processo de transformação digital do CIEDS no campo do empreendedorismo, a partir da digitalização de metodologias de suporte e avaliação do empreendedor e dos negócios, em especial o Mapa de atitudes e Competência, a atuação da Rede de Mentores e a ferramenta de Planejamento de Negócios.

- Reforçar o posicionamento do CIEDS como um importante player no cenário empreendedor no Rio de Janeiro, para além dos projetos que executa com Parceiros estratégicos e com grandes empresas.

- Integrar ambientes digitais e metodologias do CIEDS que contribuam para o processo de desenvolvimento empreendedor como no caso do CIEDS Educa (ambiente virtual de aprendizado), a Rede de mentores (ferramenta de mentoria que facilita a orientação do empreendedor através do match com mentores qualificados) e o Planejamento de Negócios (plataforma de estruturação modular do negócio de acordo com o estágio de maturidade).

- Promover o surgimento e a consolidação de negócios de impacto, liderados por empreendedoras e empreendedores de origem ou com atuação em territórios com baixo índice de desenvolvimento e favelas, garantindo condições para a operação e a gestão qualificada desses potenciais promotores de impacto local.

- Acelerar o desenvolvimento de empreendedores, reforçando suas habilidades de liderança e gestão, de modo a inspirar, engajar e sensibilizar outras pessoas, constituindo uma teia de desenvolvimento social centrada no ser humano.

-Posicionar a Aceleradora Bioma como referência no desenvolvimento de negócios regenerativos, representativos e afirmativos, verde, assistivas e periféricos, construindo uma ambiência para promoção e desenvolvimento desses negócios.

- Contribuir para o fortalecimento da rede fluminense de mecanismos de suporte a negócios de impacto e posicionar o estado do Rio de Janeiro como um importante celeiro de negócios de impacto.

Período: Dezembro de 2021 - Novembro de 2023

Abrangência geográfica: Rio de Janeiro

Parceria(s):