• Compartilhar

Voluntariado empresarial em prol dos ODS

Notícia
3 junho 2016
Voluntariado empresarial em prol dos ODS

Na terça-feira, 31 de maio, a sede da Wilson Sons abriu as portas para o workshop “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, que contou com a participação dos membros do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE), sob coordenação do CIEDS. Conduzindo a apresentação, estavam Mônica Villarindo e Gabriel Aragão, representantes da UN Volunteers, além de voluntárias do Centro Rio+. 

O workshop foi uma rica oportunidade para os participantes alinharem os conhecimentos sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e entenderem como o setor privado pode contribuir com eles. 

O ponto alto do dia ficou por conta do desenho coletivo de um plano de ação voltado para a participação do voluntariado em prol dos ODS.

“Esse é um marco que representa uma nova fase no processo de crescimento do CBVE. Poder entender melhor os ODS e integrá-los as ações que realizamos com o voluntariado empresarial é muito importante para nós”, apontou Claudio Viveiros, integrante do Comitê Gestor do CBVE e colaborador da Wilson Sons.

Os ODS, aprovados pela Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, é uma agenda que busca fortalecer a paz universal, visa às respostas de novos desafios globais e integra, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Michelle Elsaesser, alemã de 26 anos e Voluntária Jovem da ONU no Centro Rio+, destacou a importância do setor privado e de seus voluntários para alcançar os ODS. “É muito interessantes ver os representantes do setor privado se engajando com os ODS. Essa agenda nova da ONU pode parecer ambiciosa demais, mas hoje conseguimos mostrar para os membros do CBVE que é possível alcançar os objetivos propostos. O setor privado tem muito potencial, tanto para financiar iniciativas, quanto para adotar novos modelos de fazer negócio que visem à sustentabilidade. E, nesse processo, o voluntariado é a ferramenta de partida para se trabalhar em escala maior.”

A parceria entre a UN Volunteers e o CBVE, firmada em maio deste ano, é considerada inovadora no mundo. Através dela, o Conselho assume o compromisso de mobilizar esforços para produzir conhecimento, monitorar o investimento social das empresas e acompanhar a contribuição do voluntariado.

A UN Volunteers foi fundada em 1970 pela Assembleia Geral das Nações Unidas e tem como missão contribuir para a paz e o desenvolvimento por meio do voluntariado. 

O Centro RIO+ é um dos seis centros globais de excelência do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e foi estabelecido no Rio+20 em 2012.

Já o CBVE é uma rede de empresas, institutos e fundações empresariais que desenvolvem ou pretendem desenvolver programas de voluntariado empresarial, cuja Secretaria Executiva é realizada pelo CIEDS.