• Compartilhar

Visita internacional ao Programa Tutoria

Notícia
27 novembro 2015
Visita internacional ao Programa Tutoria

O Programa Tutoria, iniciativa da Fundação Itaú Social com a execução do CIEDS, conta com a importante parceria internacional da New York City Leadership Academy, que é referência no desenvolvimento de lideranças em gestão escolar em comunidades vulneráveis.

Em abril, a equipe da Academia esteve no Brasil oferecendo formação aos profissionais que adaptam a metodologia do Programa de acordo com as necessidades de suas regiões e neste mês de novembro eles retornaram para acompanhar de perto o desenvolvimento do trabalho.

Nos dias 9 e 10 os assessores Mark Levine, Mark Moskowitz e Rachel Scott, junto com a Fundação Itaú Social, discutiram o propósito do Programa com líderes da Alley e CIEDS, organizações executoras do Programa no Brasil.

No dia 12, o grupo realizou visitas técnicas às escolas José Parente Prado e José Ermírio de Morais, ambas participantes do Programa Tutoria de Sobral (CE), e aproveitou para dar feedback do trabalho realizado aos tutores locais, diretores e ao Secretário Municipal de Educação Júlio Cesar da Costa Alexandre, que acredita na valorização dos profissionais de educação como um diferencial para a boa formação dos estudantes. Em Sobral o Programa está presente em 52 escolas.

Já no dia 13 foi realizada uma reunião com o Secretário da Educação do Governo do Estado do Ceará, Maurício Holanda Maia, onde discutiram novas possibilidades para o Programa no Estado que já forma 143 profissionais em tutoria pedagógica.

Para Roselene Souza, coordenadora executiva do CIEDS, receber a visita de profissionais da Academia é uma oportunidade para fortalecer a atuação da equipe no país. “Trata-se de um olhar externo e podemos contar com um feedback sobre a maneira como adaptamos a metodologia, de acordo com as realidades de cada município, e se elas são realmente eficazes”, afirma Roselene.

Atualmente, o Programa Tutoria conta com parcerias municipais em Manaus (AM), Santos (SP), Sobral (CE), Pelotas (RS) e com o governo do estado do Ceará.