• Compartilhar

Violência contra a pessoa idosa é tema de palestra

Notícia
31 outubro 2012
Violência contra a pessoa idosa é tema de palestra

Comemorando o Dia Internacional do Idoso (1º de outubro), o projeto Mulher Atuação atendeu o convite da unidade do Programa Saúde da Família (PSF) do Jardim Aeroporto II, localizado em Mogi das Cruzes (SP) para ministrar uma palestra sobre violência contra a pessoa da idosa no dia 5 de outubro. O projeto contou com a participação de Maysa Ribeiro, Analista de Comunicação do CIEDS, que há sete anos atua na área do envelhecimento, velhice e pessoa idosa. Estavam presentes 30 idosas/idosos que frequentam a unidade mais a equipe técnica. Também Célia Tolentino e Clarrisa Cintra, representando o Mulher Atuação.

Na apresentação, Maysa pontuou algumas informações demográficas contextualizando o envelhecimento populacional - fenômeno global e único que, nos países em desenvolvimento como Brasil, representa uma transformação recente e pouco conhecida por nós. Ressaltou o aumento da expectativa de vida no País que, atualmente, é de 73,4 anos, segundo o Censo 2010. Um crescimento de 25,4 anos em relação a 1960.
 
Após esses dados, o tema violência contra a pessoa idosa ganhou destaque. “Falar de violência é muito delicado, pois, em boa parte dos casos, ocorre dentro das casas, no ambiente familiar”, afirma Maysa. E complementa: “Nem as próprias pessoas mais velhas – vítimas dos abusos, das negligências, do abandono – se reconhecem como vítimas de alguma violência”.
 
As idosas/os idosos relataram experiências de violências sofridas, principalmente as psicológicas e emocionais praticadas pelos que tratam quem tem 60 anos ou mais, com preconceito e estigmas. Ainda apontaram o desrespeito dos motoristas de ônibus que, às vezes, não param no ponto, impedindo o embarque da pessoa idosa. Nesse momento, apresentou-se o Estatuto do Idoso, as Leis (Municipais de Mogi e Federais), a Política Nacional do Idoso, entre outras diretrizes que garantem os direitos das pessoas idosas. No final, duas cartilhas com essas informações foram distribuídas. “Em 2013, o Estatuto completa 10 anos e precisa ser mais divulgado e apropriado por todas/todos, independente da idade - o mesmo vale para as outras leis, políticas e diretrizes”,  diz Maysa.
 
Para Betta Chiarella, enfermeira responsável pela unidade do PSF Jardim Aeroporto II, a palestra foi “ótima, trouxe informações e as/os idosos participaram bastante, interagindo com a palestrante. Os idosos saíram felizes”. Já para o Mulher Atuação, a palestra fortalece a relação com a comunidade.

A participação de Maysa vem ao encontro do que o CIEDS acredita e leva consigo: o respeito ao saber acumulado de cada colaboradora/colaborador. É uma das bases que faz a organização crescer e se fortalecer sempre mais.