• Compartilhar

Vamos pensar soluções para o Rio de Janeiro?

Notícia
5 julho 2019
Vamos pensar soluções para o Rio de Janeiro?

Como reunir jovens de diferentes localidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro para pensarem soluções que possam beneficiar as grandes cidades brasileiras?

Uma das formas é através do Encontro Integrado do projeto Juventude Empreendedora, que, neste ano, aconteceu no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no dia 15 de junho, em parceria com o SEBRAE. O CRAB é um polo de desenvolvimento criativo e comercial para o Rio de Janeiro.

“Eu não tinha certeza se o meu projeto tem impacto social, mas depois desse encontro eu pude ter a certeza que sim”, disse Jaqueline Gomes, do polo de Nova Iguaçu. “Conheci um empreendedor que o negócio dele não tem nada a ver com o meu, mas ele me deu ótimas dicas.”

Foram 50 empreendedores presentes que assistiram a uma palestra sobre Negócios de Impacto Social e, juntos, debateram e buscaram soluções para problemas complexos que acometem o estado, como poluição e mobilidade urbana. Essa é uma forma de integrar os jovens que estão em diferentes polos do projeto, incentivando a criação de networking e parcerias.

“O Encontro Integrado surgiu do anseio dos próprios jovens de ter um momento de troca entre todos os empreendedores. É um espaço de conhecimento, integração, relacionamento e acima de tudo, aprendizado. Este ano, contamos com a parceria do SEBRAE para realização dessa atividade, somando esforços na construção de ações que fortaleçam o cenário empreendedor”, contou Ricardo Saad, Coordenador de Projetos Sociais do CIEDS.

O Juventude Empreendedora permite aos jovens desenvolver uma visão ampla do empreendedorismo e identificar oportunidades empreendedoras como ferramenta de transformação social, gerando mudanças em seus territórios. Dessa forma, aumenta a confiança no futuro e fomenta soluções para a geração de renda.

O projeto é uma iniciativa do CIEDS em parceria com o Itaú Social, está em seu terceiro ano de execução e presente em quatro polos: Duque de Caxias, Centro, Méier e Nova Iguaçu.